Estágio em Finanças

Ano
2
Ano lectivo
2020-2021
Código
02039137
Área Científica
Finanças
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
42.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O Estágio é acompanhado por um/a docente da Faculdade e por um/a supervisor/a da entidade de acolhimento.

No fim do Estágio, a entidade de acolhimento elabora um relatório de avaliação do desempenho do/a estagiário/a. O/a estagiário/a elabora um relatório de estágio que é avaliado nos termos do estabelecido no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Resultados de Aprendizagem

O percurso profissional do MCF pode ser concluído pela realização de um Estágio numa entidade de acolhimento, permitindo a inserção do/a estudante em uma organização, onde é supervisionado/a por um/a docente da Faculdade e por um/a supervisor/a da entidade.

No fim do Estágio, o/a aluno/a realiza um relatório de estágio, que compreende vários objetivos, habilitando-o/a com as seguintes capacidades:

a) inserção em uma organização;

b) trabalhar em equipa;

c) perceber as consequências económicas das decisões;

d) trabalhar em situações de pressão;

e) gerir e organizar informação.

O relatório de estágio inclui, também, uma parte de enquadramento teórico sobre um tema relevante da área das Finanças, orientado pelo/a orientador/a da Faculdade, onde o/a aluno/a terá que revelar as seguintes competências;

a) Utilizar as metodologias adequadas ao tema selecionado;

b) Capacidade de análise, de síntese e reflexão crítica;

c) Capacidade para gerar novas ideias e para as sustentar perante um júri.

Estágio(s)

Não

Programa

Cada estudante, em interação com a Coordenação do MCF e atendendo às alternativas disponíveis na área das Finanças, escolhe a entidade de acolhimento. O Estágio desenvolve-se no contexto de um protocolo celebrado entre a Faculdade e a entidade de acolhimento. Neste protocolo são definidos os objetivos do Estágio, bem como as responsabilidades do estagiário, Faculdade e entidade de acolhimento.

Docente(s) responsável(eis)

Susana Margarida Faustino Jorge

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de estágio - A avaliação do Relatório de Estágio é feita de acordo com o estabelecido no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra: 100.0%

Bibliografia

A bibliografia será selecionada pelo/a estudante, sob a supervisão do/a orientador/a da Faculdade, incidindo particularmente na área das Finanças.

Bibliography will be selected by the student, under the supervision of the Faculty supervisor, focusing in particular in the field of Finance.