Dissertação em Contabilidade e Fiscalidade

Ano
2
Ano lectivo
2020-2021
Código
02039109
Área Científica
Contabilidade e Fiscalidade
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
60.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A Dissertação de Mestrado é um trabalho individual, mas sujeito à supervisão do/a orientador/a e/ou dos/as coorientadores/as.

A coordenação do MCF organiza sessões durante o desenvolvimento da Dissertação, em que são apresentados, perante alunos/as, professores/as e orientadores/as, os diversos projetos de Dissertação. No decurso dessas sessões os/as estudantes são confrontados/as com questões e problemas que a sua investigação pode envolver, sendo que os/as diferentes intervenientes podem/devem sugerir as melhorias que entendam convenientes.

Resultados de Aprendizagem

O percurso científico do MCF é concluído pela elaboração de uma Dissertação de Mestrado. Trata-se de um trabalho de investigação, supervisionado por um/a orientador/a pertencente ao corpo docente do MCF, podendo ser acompanhado por um/a qualquer coorientador/a, interno/a ou externo/a à UO, conforme a especificidade do tema a desenvolver.

O/a estudante, sob a supervisão do/a orientador/a, seleciona um tema no âmbito da Contabilidade e Fiscalidade e trata-o aprofundadamente na sua Dissertação.

O/a aluno/a realiza um trabalho de investigação usando as metodologias mais adequadas. Deve obter um conhecimento aprofundado do tema que selecionou para a sua Dissertação e ficar habilitado com as seguintes competências:

a) Expressão escrita de nível adequado;

b) Capacidade para gerir e organizar a informação;

c) Capacidade de análise, de síntese e reflexão crítica;

d) Capacidade para trabalhar temas interdisciplinares;

e) Capacidade para gerar novas ideias e para as sustentar perante um júri.

Estágio(s)

Não

Programa

Cada estudante escolhe um tópico para a investigação em Contabilidade e Fiscalidade, que submete à aprovação do/a(s) orientador/a(es/as) da Dissertação de Mestrado.

Essa proposta, acompanhada da declaração do/a(s) orientador/a(es/as), é posteriormente aprovada pela Coordenação do MCF.

Docente(s) responsável(eis)

Susana Margarida Faustino Jorge

Métodos de Avaliação

Avaliação
Dissertação - A avaliação da Dissertação é feita de acordo com o estabelecido no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra: 100.0%

Bibliografia

A bibliografia, essencialmente no âmbito da Contabilidade e Fiscalidade, é escolhida por cada um/a dos/as estudantes que elabora a Dissertação de Mestrado, sob a supervisão do/a orientador/a ou dos/as coorientadores/as.

Bibliography, essentially within the scope of Accounting and Taxation, is chosen by each student working on a Master's Dissertation, under the supervision of a supervisor or co-supervisors.