Métodos: Decidir o que Projectar
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2021-2022
02038976
Informática
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Programação, Bases de Dados, Inglês.
Métodos de Ensino
O processo de aprendizagem envolve a aplicação concreta das abordagens e a sua apresentação à turma, mais do que ouvir exposições teóricas. Assim, esta UC inclui aulas teóricas de exposição de conceitos, em paralelo com exemplos práticos com a intenção de ampliar o interesse dos alunos nos conceitos teóricos e exemplificar a sua aplicação em situações reais.
A disciplina está organizada em torno do projecto de Studio através da entrega faseada de (sete) artefactos de aplicação de cada uma das técnicas ao projecto, os quais são apresentados, discutidos e dado feedback, quer por escrito, quer em sala de aula.
A avaliação inclui os seguintes componetes:
• (seis) artefactos intermédios, perfazendo 75%.
• Documento de requisitos final consolidado: 25%.
Participação nas discussões em aula: mais ou menos 10% da classificação global.
Resultados de Aprendizagem
O desenvolvimento efetivo de software exige o domínio de diversos métodos para transpor o fosso entre o problema concreto a ser resolvido e um sistema informático funcional. Nesta unidade curricular os alunos estudam e aplicam várias técnicas para compreender e descrever o problema que estão a tentar resolver, os diversos fatores que condicionam as soluções possíveis e as diversas abordagens para escolher as melhores alternativas.
Após a frequência desta unidade curricular os estudantes estarão em condições de:
- Identificar diferentes tipos de problemas e as respetivas estruturas;
- Analisar as condicionantes de natureza técnica, organizacional, de usabilidade e de mercado que influenciam a solução a adotar;
- Aplicar uma genuína abordagem de engenharia para solucionar o problema.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Engenharia de Requisitos;
2. Design Contextual;
3. Casos de Uso (como guia para o ciclo de vida do software);
4. Modelação orientada aos objectivos.
5. Considerações de Usabilidade;
6. Condicionantes económicas, de negócio e regulamentares;
7. Uma abordagem de engenharia ao desenvolvimento de software.
Docente(s) responsável(eis)
Mário Alberto da Costa Zenha Rela
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Projecto: 75.0%