Métodos: Decidir o que Projectar

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02038976
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Programação, Bases de Dados, Inglês.

Métodos de Ensino

O processo de aprendizagem envolve a aplicação concreta das abordagens e a sua apresentação à turma, mais do que ouvir exposições teóricas. Assim, esta UC inclui aulas teóricas de exposição de conceitos, em paralelo com exemplos práticos com a intenção de ampliar o interesse dos alunos nos conceitos teóricos e exemplificar a sua aplicação em situações reais.

A disciplina está organizada em torno do projecto de Studio através da entrega faseada de (sete) artefactos de aplicação de cada uma das técnicas ao projecto, os quais são apresentados, discutidos e dado feedback, quer por escrito, quer em sala de aula.

A avaliação inclui os seguintes componetes:

    • (seis) artefactos intermédios, perfazendo 75%.

    • Documento de requisitos final consolidado: 25%.

Participação nas discussões em aula: mais ou menos 10% da classificação global.

Resultados de Aprendizagem

O desenvolvimento efetivo de software exige o domínio de diversos métodos para transpor o fosso entre o problema concreto a ser resolvido e um sistema informático funcional. Nesta unidade curricular os alunos estudam e aplicam várias técnicas para compreender e descrever o problema que estão a tentar resolver, os diversos fatores que condicionam as soluções possíveis e as diversas abordagens para escolher as melhores alternativas.

Após a frequência desta unidade curricular os estudantes estarão em condições de:

- Identificar diferentes tipos de problemas e as respetivas estruturas;

- Analisar as condicionantes de natureza técnica, organizacional, de usabilidade e de mercado que influenciam a solução a adotar;

- Aplicar uma genuína abordagem de engenharia para solucionar o problema.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Engenharia de Requisitos;

2. Design Contextual;

3. Casos de Uso (como guia para o ciclo de vida do software);

4. Modelação orientada aos objectivos.

5. Considerações de Usabilidade;

6. Condicionantes económicas, de negócio e regulamentares;

7. Uma abordagem de engenharia ao desenvolvimento de software.

Docente(s) responsável(eis)

Mário Alberto da Costa Zenha Rela

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Projecto: 75.0%