Comunicação para Engenheiros de Software I

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02038959
Área Científica
Comunicação Técnica
Língua de Ensino
Inglês
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular é dirigida a alunos graduados em engenharia de Software. Peritos em comunicação técnica introduzem princípios e abordagens para escrever e falar eficazmente. Os alunos têm a oportunidade de praticar os skills de escrita, oralidade e interpretação. Documentos e apresentações para o Studio do MSE e disciplinas nucleares são parte integrante desta unidade curricular. A participação na aula é fundamental.

Os alunos são avaliados pela execução de um projeto de comunicação.

Resultados de Aprendizagem

Após completarem esta disciplina os alunos deverão: reconhecer a importância da análise situacional, planeamento e revisão; criar documentos corretos, claros e concisos; alcançar os objetivos desejados pelo autor e colmatar as necessidades do leitor; fazer apresentações orais individuais que sejam interessantes e diretas, e colaborar com eficácia em equipa para produzir trabalhos de alta qualidade; aplicar os princípios da comunicação eficaz às suas apresentações orais e escritas enquanto produzem feedback útil aos seus pares. 

Estágio(s)

Não

Programa

Processo de escrita; análise situacional, apresentações nas aulas de Métodos; famílias de documento; layout do documento, modelos, elementos importantes; leitura de forma mais eficiente; declarações escritas de trabalho (SOWs); esquema; escrever propostas de estúdio; escrita colaborativa; descrições de projeto; criação de materiais de apresentação.

Docente(s) responsável(eis)

Scott Matthew Culp

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Reporting Technical Information 11th edition, Houp, Pearsall, Tebeaux, and Dragga, (Oxford University Press).