Análise de Artefactos de Software

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02038930
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Inglês
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Programação.

Métodos de Ensino

Na prática, esta UC inclui aulas teóricas de exposição detalhada de conceitos, princípios e técnicas fundamentais de análise de artefactos de software, em paralelo com exemplos práticos com a intenção de ampliar o interesse dos alunos nos conceitos teóricos e exemplificar a sua aplicação em situações reais. A avaliação inclui testes, apresentações de projeto, exame, trabalhos de casa.

Resultados de Aprendizagem

Esta UC foca a análise de artefatos de software de código principalmente, mas também incluindo a análise de projetos, arquiteturas e testes. Centrando-se nos aspetos de qualidade e características não funcionais, abortada técnicas de análise estática e dinâmica, tais como análise estática código, inspeções, verificação de modelos, diferentes estratégias de testes e benchmarking. Após a conclusão desta uc, os alunos deverão: saber que tipos de análises estão disponíveis e como usá-las, compreender o seu alcance e poder, quando podem ser aplicadas, que conclusões podem ser tiradas a partir dos resultados; ter noções fundamentais suficientes para avaliar novos tipos de análise, quando as mesmas forem desenvolvidas; ter alguma experiência em selecionar e escrever análises para uma verdadeira peça de software, aplicando-as e interpretando os resultados.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à qualidade e verificação; Inspeções; modelagem de teste de domínio; verificação de modelos; critérios de adequação, testes caixa preta (particionamento em classes de equivalência; análise de valores fronteira), testes caixa branca (controlo de fluxo; fluxo de dados) teste Combinatório; testes aleatórios e mutações, análise de Arquitetura.

Docente(s) responsável(eis)

Henrique Santos do Carmo Madeira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 45.0%
Projecto: 55.0%

Bibliografia

Design Patterns Explained;

Buechner, Test Case Design Using the Classification Tree

Method; Conrad, A Systematic Approach to Testing Automotive Control Software.