Prevenção de Conflitos, Gestão de Crises e Consolidação da Paz

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03020706
Área Científica
Ciência Política - Relações Internacionais
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As sessões serão realizadas em formato de seminário, incluindo discussões interativas com base em leituras, aprendizagem interativa para introdução aos tópicos e debate em sala de aula e técnicas participativas. O seminário é construído em torno de dois tópicos principais que são subdivididos em várias palestras, vídeos, exercícios e discussões.

Resultados de Aprendizagem

As sessões focam-se em problemas concetuais, teóricos e práticos relacionados com a prevenção de conflitos a nível internacional e exemplificam-nos através da discussão de estudos de caso práticos. Os vídeos, exercícios e discussões permitem dar maior substância e detalhe aos diferentes tópicos.

Os objetivos são:

-Fornecer uma visão mais ampla sobre os diferentes conceitos e abordagens sobre prevenção de conflitos a nível internacional

-Avaliar a eficácia e disponibilidade dos sistemas de prevenção de conflitos em diferentes períodos do ciclo de conflitos

- Avaliar as forças e fraquezas das diferentes estratégias de prevenção de conflitos, bem como as condições que influenciam os resultados

- Aplicar conceitos e teorias da Psicologia Social a casos específicos das Relações Internacionais

- Proporcionar um maior entendimento sobre as mais valias potenciais da Psicologia Social e o seu contributo para a disciplina de Relações Internacionais e para os Estudos da paz.

Estágio(s)

Não

Programa

Prevenção de Conflitos: Teorias, Atores e Estudos de Caso

Alerta Precoce e Mecanismos de Monitorização das Palavras à Prática: Desafios e Oportunidades

Psicologia Social e Relações Internacionais

Gestão de Identidades e Status

Normas

Competição e Conflito

Humilhação e Estigma.

Docente(s) responsável(eis)

Raquel Beleza Pereira da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Continuous assessment: combination of written work, in-class participation and oral presentations: 100.0%

Bibliografia

Ackermann Alice, “The Idea and Practice of Conflict Prevention”, Journal of Peace Research, 40(3), 2003: 339-47.

Buchanan Allen, Keohane Robert O. (2004), “The Preventive Use of Force: A

Cosmopolitan Institutional Proposal”, Ethics and International Affairs, 18(1), 22p.

Griffin Michele (2001), “A Stitch in Time: Making the Case for Conflict Prevention”, Security Dialogue, 32(4): 481-496.

Doom Ruddy (1995), “Early warning and conflict prevention. Minerva's Wisdom?”, Ghent, University  of Ghent, 48p.

Kowert, P. A. (2011), Completing the Ideational Triangle: Identity, Choice, and Obligation in International Relations. In: V. P. Shannon and P. A. Kowert (eds.), Psychology and Constructivism in International Relations: An Ideational Alliance. (Ann Arbor: University of Michigan Press), 30-56.

Adler-Nissen, R. (2014). Stigma management in international relations: Transgressive identities, norms, and order in international society. International Organization, 68(1), 143-176.