Estudos Práticos - Remo

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01017280
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.5
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Os de acesso à licenciatura. Saber nadar.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino estão orientadas para uma participação ativa do estudante dando ênfase a situações de aprendizagem guiada. Nas diferentes sessões será dado ênfase à prática da modalidade permitindo ao estudante tomar contacto com o processo de ensino-aprendizagem do remo, bem como intervir no papel de  monitor. Desta forma, a avaliação incluirá a realização de um circuito de avaliação prática do domínio das técnicas abordadas, bem como um trabalho que remete para a identificação de erros técnicos e proposta de exercícios.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular orienta-se para o domínio e aprendizagem como praticante e monitor da modalidade desportiva remo.

Ao concluir a unidade curricular os/as alunos/as deverão ser capazes de: a) reconhecer o remo como modalidade desportiva em todas as suas vertentes e em diferentes tipos de embarcações; b) dominar a utilização do remo-ergómetro; c) dominar o modelo técnico de remada em skiff; d) manusear e modificar o material de acordo com as características dos utilizadores; e) prescrever exercícios técnicos e progressão pedagógica para o gesto técnico da remada; f) planear, organizar, implementar e gerir sessões ou actividades de remo indoor e na água.

Estágio(s)

Não

Programa

São conteúdos da unidade curricular: disciplinas da modalidade remo; análise dos diferentes tipos de barcos existentes no regulamento oficial de remo - FISA; o modelo técnico de remada em remo-ergómetro e erros técnicos mais comuns; o remo adaptado e suas especificidades de acordo com o grau de limitação dos utilizadores; manuseamento e transporte do barco de remo em segurança; o modelo técnico de remada e todos as manobras, incluindo a capacidade de voltar ao barco em segurança em caso de queda à água; metodologias de correção do gesto técnico de remada de acordo com o modelo técnico fornecido, e estratégias para a sua correcção, incluindo os exercícios de correção.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Outra: 50.0%

Bibliografia

FISA (2002). Be a Coach – Handbook Level 1. Lausanne: FISA.

Marques, J. (s/d). A Criança e o remo. Lisboa. Secretaria de Estado dos Desportos e Juventude, Ministério da Educação e Investigação Científica.

Nolte, V. (2005). Rowing Faster. Champaign; Human Kinetics.

Rowing Canada Aviron (2002). Learn To Row. Victoria: Rowing Canada Aviron.

Secher, N; Volianitis, S. (2007). Rowing. Malden: Blackwell Pub.