Pedagogia do Desporto
3
2021-2022
01017263
Ciências da Educação Física
Português
Inglês
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Competências e conhecimentos que permitem o acesso ao Ensino Superior na Área Científica. Conhecimentos básicos de Pedagogia Geral e História do Desporto
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino combinam a exposição teórica com trabalho de campo, dividido em observação de treino mediante ferramentas de registo e tratamento de informação e realização de entrevistas a treinadores. As atividades são realizadas por pequenos grupos de estudantes. Recursos vídeo são extensivamente utilizados para observação e demonstração de boas práticas. A pesquisa de páginas internet dedicadas a grupos de interesses(TGfU ou Game Sense) é também praticada.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina aborda os aspectos culturais e relacionais da prática do treino, a sua inserção na realidade social, as relações com os outros agentes desportivos, em especial através da figura do treinador, e com as instituições desportivas, clubes e escolas. Procura compreender os desportos e a competição, os mecanismos da aprendizagem desportiva de ponto de vista do desenvolvimento pessoal e a importância da preparação para a competição.
Os estudantes deverão estar aptos a analisar criticamente os vários contextos de prática que se lhes deparem profissionalmente.
Estágio(s)
NãoPrograma
1)A Pedagogia do Desporto como ponto de encontro das Ciências do Desporto: passado, presente e futuro.
2) A qualidade no treino. Bom treino e treino eficaz. Importância da qualidade.
3) O treinador como agente central da Pedagogia do Desporto. Construção da filosofia do treinador. Ciclos de aprendizagem do treinador.
4)O treinador reflexivo. O treinador como especialista desportivo, inserido num processo de formação plurianual. As competências do treinador.
5) O processo de aprendizagem. Conhecer os atletas e como aprendem as técnicas desportivas. O “desenvolvimentismo” no treino desportivo e a identidade dos atletas.
6)Métodos gerais de aprendizagem. Heurístico e hermenêutioa, global e analítico.
7)Observação e análise do treino. Metodologias, preparação, informação a recolher e respetivo tratamento.
8)Construtivismo.Movimentos Teaching Games for Understanding e Game Sense.
9)Contextos de prática. Importância da sua análise ecológica.
Docente(s) responsável(eis)
Manuel João Cerdeira Coelho Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 20.0%
Projecto: 30.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Kretchmar, R. (2005). Practical Philosophy of Sport d Physical Activity. Champaign, Ill., Human Kinetics.
Cassidy, T., Jones, R. & Potrac, P. (2005). Understanding Sport Coaching. London, Routledge.
Martens, R. (1997). Successful Coaching. Champaign, Ill., Human Kinetics.
Jones, R. (2006). The Sports Coach as an Educator. London, Routledge
Moreno, P. & del Villar, F. ( 2004). El Entrenador Deportivo. Barcelona, INDE.
Gonçalves, CE, Coelho e Silva, M., Carvalho, H.M., Gonçalves, A. (2011) Why do they engage in such hard programs? The search for excellence in youth Basketball. Journal of Sports Science and Medicine, 10, 3, 458-464.
Light, R. (2008). Sport in the lives of young Australians. Sydney: Sydney University Press.
Jackson, B., Knapp, P., & Beauchamp, M. (2009). The coach-athlete relationship: A tripartite efficacy perspective. The Sport Psychologist, 23, 203–232.