Pedagogia do Desporto

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01017263
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Competências e conhecimentos que permitem o acesso ao Ensino Superior na Área Científica. Conhecimentos básicos de Pedagogia Geral e História do Desporto

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino combinam a exposição teórica com trabalho de campo, dividido em observação de treino mediante ferramentas de registo e tratamento de informação e realização de entrevistas a treinadores. As atividades são realizadas por pequenos grupos de estudantes. Recursos vídeo são extensivamente utilizados para observação e demonstração de boas práticas. A pesquisa de páginas internet dedicadas a grupos de interesses(TGfU ou Game Sense) é também praticada.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina aborda os aspectos culturais e relacionais da prática do treino, a sua inserção na realidade social, as relações com os outros agentes desportivos, em especial através da figura do treinador, e com as instituições desportivas, clubes e escolas. Procura compreender os desportos e a competição, os mecanismos da aprendizagem desportiva de ponto de vista do desenvolvimento pessoal e a importância da preparação para a competição.

Os estudantes deverão estar aptos a analisar criticamente os vários contextos de prática que se lhes deparem profissionalmente.

Estágio(s)

Não

Programa

1)A Pedagogia do Desporto como ponto de encontro das Ciências do Desporto: passado, presente e futuro.

2) A qualidade no treino. Bom treino e treino eficaz. Importância da qualidade.

3) O treinador como agente central da Pedagogia do Desporto. Construção da filosofia do treinador. Ciclos de aprendizagem do treinador.

4)O treinador reflexivo. O treinador como especialista desportivo, inserido num processo de formação plurianual. As competências do treinador.

5) O processo de aprendizagem. Conhecer os atletas e como aprendem as técnicas desportivas. O “desenvolvimentismo” no treino desportivo e a identidade dos atletas.

6)Métodos gerais de aprendizagem. Heurístico e hermenêutioa, global e analítico.

7)Observação e análise do treino. Metodologias, preparação, informação a recolher e respetivo tratamento.

8)Construtivismo.Movimentos  Teaching Games for Understanding e Game Sense.

9)Contextos de prática. Importância da sua análise ecológica.

 

Docente(s) responsável(eis)

Manuel João Cerdeira Coelho Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 20.0%
Projecto: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Kretchmar, R. (2005). Practical Philosophy of Sport d Physical Activity. Champaign, Ill., Human Kinetics.

Cassidy, T., Jones, R. & Potrac, P. (2005). Understanding Sport Coaching. London, Routledge.

Martens, R. (1997). Successful Coaching. Champaign, Ill., Human Kinetics.

Jones, R. (2006). The Sports Coach as an Educator. London, Routledge

Moreno, P. & del Villar, F. ( 2004). El Entrenador Deportivo. Barcelona, INDE.

Gonçalves, CE, Coelho e Silva, M., Carvalho, H.M., Gonçalves, A. (2011) Why do they engage in such hard programs? The search for excellence in youth Basketball. Journal of Sports Science and Medicine, 10, 3, 458-464.

Light, R. (2008). Sport in the lives of young Australians. Sydney: Sydney University Press.

Jackson, B., Knapp, P., & Beauchamp, M. (2009). The coach-athlete relationship: A tripartite efficacy perspective. The Sport Psychologist, 23, 203–232.