Organização das Actividades de Lazer
3
2024-2025
01017252
Ciências do Desporto
Português
Presencial
Semestral
3.5
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas teóricas
Aulas teórico-práticas
Trabalho de campo.
Resultados de Aprendizagem
i. Contextualizar a importância dos eventos lúdico-desportivos nos domínios social, cultural e económico;
ii. Desenvolver competências nas áreas da planificação, organização, gestão e avaliação através da organização de eventos lúdico-desportivos;
iii. Identificar oportunidades e possibilidades profissionais decorrentes da participação e análise do contexto no qual se desenvolvem os eventos lúdico-desportivos;
iv. Promover o desenvolvimento de atividades lúdico-desportivas para a comunidade em geral, buscando a sua mobilização e em consideração às suas necessidades de ocupação do seu tempo livre.
Estágio(s)
NãoPrograma
- O Lazer no espectro do tempo livre (Norbert Elias & Eric Dunning)
- LUDUS, o que é o laboratório
– Sistemas de competições lúdicas e desportivas
– Lazer e atividades com competição
- Lazer e atividades semi-cooperativas
– Lazer e atividades cooperativas
– Lazer e convivência
– Atividades de lazer e a Natureza
– Atividades de lazer em parques públicos
– Atividades de lazer em colônias de férias
– Atividades de lazer em clubes
– Atividades de lazer, património e cultura popular
- Lazer e atividades expressivas e consciência corporal.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Rosa Fachardo Jaqueira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Elias, N. (1992). A busca da excitação. Difel, Lisboa.
Jaqueira, A. R., Araújo, P. C. (2017) A Organização das Atividades de Lazer nos 25 anos da FCDEFUC, em perspectiva praxiológica SIEFLAS Guarda
Jaqueira, A. R., Lavega, P., Lagardera, F., Araújo, P. C., Rodrigues, M. (2014). Educando para la paz jugando: género y emociones en la práctica de juegos cooperativos competitivos. Educatio Siglo XXI, Vol. 32 n 1, 15-32
Jeux du monde kíci et dálilleurs. (2010). Ceméa. Paris
Orlick, T. (2002). Libres para cooperar: libres para crear. Paidotribo. Barcelona
Orlick, T. (2011). Juegos y Deportes Cooperativos: desafios divertidos sin competicion. Popular. Madrid
Pellicer, R. I. (2011). Educación Física Emocional: de la teoría a la práctica. Inde. Barcelona
Rezende, J. R. (2007). Sistemas de disputa para competições esportivas: torneios & campeonatos. Phorte. São Paulo
Sobral, F. (2004). Actividade física, lazer e ciclos de vida. Estudos Pós-Graduados, Turismo desportivo e Recreologia. IN