Organização das Actividades de Lazer

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01017252
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teóricas

Aulas teórico-práticas

Trabalho de campo.

Resultados de Aprendizagem

i. Contextualizar a importância dos eventos lúdico-desportivos nos domínios social, cultural e económico;

ii. Desenvolver competências nas áreas da planificação, organização, gestão e avaliação através da organização de eventos lúdico-desportivos;

iii. Identificar oportunidades e possibilidades profissionais decorrentes da participação e análise do contexto no qual se desenvolvem os eventos lúdico-desportivos;

iv. Promover o desenvolvimento de atividades lúdico-desportivas para a comunidade em geral, buscando a sua mobilização e em consideração às suas necessidades de ocupação do seu tempo livre.

Estágio(s)

Não

Programa

- O Lazer no espectro do tempo livre (Norbert Elias & Eric Dunning)

- LUDUS, o que é o laboratório

– Sistemas de competições lúdicas e desportivas

– Lazer e atividades com competição

- Lazer e atividades semi-cooperativas

– Lazer e atividades cooperativas

– Lazer e convivência

– Atividades de lazer e a Natureza

– Atividades de lazer em parques públicos

– Atividades de lazer em colônias de férias

– Atividades de lazer em clubes

– Atividades de lazer, património e cultura popular

- Lazer e atividades expressivas e consciência corporal.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Rosa Fachardo Jaqueira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Elias, N. (1992). A busca da excitação. Difel, Lisboa.
Jaqueira, A. R., Araújo, P. C. (2017) A Organização das Atividades de Lazer nos 25 anos da FCDEFUC, em perspectiva praxiológica SIEFLAS Guarda
Jaqueira, A. R., Lavega, P., Lagardera, F., Araújo, P. C., Rodrigues, M. (2014). Educando para la paz jugando: género y emociones en la práctica de juegos cooperativos competitivos. Educatio Siglo XXI, Vol. 32 n 1, 15-32
Jeux du monde kíci et dálilleurs. (2010). Ceméa. Paris
Orlick, T. (2002). Libres para cooperar: libres para crear. Paidotribo. Barcelona
Orlick, T. (2011). Juegos y Deportes Cooperativos: desafios divertidos sin competicion. Popular. Madrid
Pellicer, R. I. (2011). Educación Física Emocional: de la teoría a la práctica. Inde. Barcelona
Rezende, J. R. (2007). Sistemas de disputa para competições esportivas: torneios & campeonatos. Phorte. São Paulo
Sobral, F. (2004). Actividade física, lazer e ciclos de vida. Estudos Pós-Graduados, Turismo desportivo e Recreologia. IN