Metodologia do Treino de Jovens Atletas

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01017248
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Fisiologia Geral; Fisiologia do Exercício; Desporto Infanto-Juvenil, Métodos de Condicionamento Físico. Pode também assumir-se como diferenciador um conhecimento mínimo da língua inglesa.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas assumirão uma abordagem mista, com um ambiente expositivo, para permitir o cumprimento dos conteúdos programáticos. e um carácter mais interactivo e grupal para discussão de alguns dos temas propostos.

Os conteúdos abordados serão alvo de avaliação através de duas frequências (sensivelmente a meio da unidade curricular e no final desta).

Assim a avaliação estará consubstânciada nos seguintes parâmetros:

- Realização de duas frequências [(A + B)/2].

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular Metodologia do Treino de Jovens Atletas propõe-se abordar a problemática do treino com jovens nas suas dimensões quantitativa e qualitativa. A necessidade de enquadrar adequadamente o estudante da Licenciatura em Ciências do Desporto com a especificidade do planeamento e operacionalização do treino em etapas de formação e especialização assume-se como uma mais-valia tendo em vista a potencial oferta neste estrato do mercado. O conhecimento e intervenção crítica ao nível do desenvolvimento das capacidades físicas resistência, força, flexibilidade, velocidade e coordenação olhando ao incremento das competências mas também à oportunidade que é dada pela identificação de fases sensíveis constitui-se como fundamental para a plena formação dos estudantes do 1º ciclo.

A articulação com outras unidades curriculares permite a criação de um eixo de formação inicial para enfrentar as necessidades e exigências da prática.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Treino das capacidades físicas em jovens atletas

2. Metodologia de treino da coordenação em jovens atletas

3. Modelos de planificação e periodização com jovens

4. A microestrutura – sessão e microciclo no treino com jovens

5. Articulação entre as diferentes variáveis de organização do exercício: os small-sided games

6. A lesão no jovem atleta. Prevenção e reintegração na actividade desportiva

7. Ecologia da aprendizagem das habilidades motoras.

Docente(s) responsável(eis)

António José Barata Figueiredo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 100.0%

Bibliografia

Armstrong N, Mcmanus A (2010). The Elite Young Athlete. S Karger Publisher.

Armstrong N, van Mechelen W (2009). Paediatric Exercise Science and Medicine. 2nd edition. Oxford University Press, USA.

Kraemer W, Fleck S (2004). Strength Training for Young Athletes. 2nd edition. Human Kinetics. Champaign, Illinois.

Maffulli N, Umile Longo U, Filippo Spiezia F, Denaro V (2011). Sports Injuries in Young Athletes: Long-Term Outcome and Prevention Strategies (The Physician and Sportsmedicine). 2 edition. JTE Multimedia.

Reilly T, Richardson D, Stratton G, Williams M. (2004). Youth Soccer: From Science to Performance. Routledge. Taylor and Francis.

Reilly T, Williams M (2003). Science and Soccer. Routledge. Taylor and Francis. Malina R, Bouchard C, Bar-Or (2004). Growth, Maturation and Physical Activity. Human Kinetics. Champaign, Illinois.

Roland T (2004). Children's Exercise Physiology. 2nd edition. Human Kinetics. Champaign, Illinois.