Estágio II

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01017226
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Estudos Práticos; Desporto de Opção I; Desporto de Opção II; Estágio I.

Métodos de Ensino

As atividades de estágio decorrem em ambiente real de treino supervisionado por um tutor na entidade de acolhimento. A condução de atletas/equipas de acordo com o Plano individual de Estágio, em concordância com o  contrato de aprendizagem definido em protocolo de cooperação entre a entidade formadora-Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física e a entidade de acolhimento/clube. O estudante é acompanhado e avaliado pelas competências demonstradas na programação e na condução do processo de treino e competição. A reflexão critica do desempenho é um instrumento fundamental de avaliação 

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular de estágio II complementa o estágio I e consolidando a experiência de condução de atletas/equipas em situações de treino e competição na função de treinador principal ou adjunto de uma equipa, num clube/entidade de acolhimento que participe regularmente em provas oficiais. A continuidade de estágio prolonga temporalmmete a experiência de treino, orientação e condução de atletas e equipas alargando a quantidade de experiencias possiveis.Esta unidade permitirá dotar os estudantes de uma visão de médio e longo prazo na preparação desportiva.

O estudante deverá aperfeiçoar a  a competência de organizar e conduzir as sessões de treino propicias à consolidação e a novas aprendizagens especializadas adequadas à etapa correspondente dos atletas, iniciada na unidade curricular de estágio I.

Estágio(s)

Sim

Programa

(1) Modelo de programação, planeamento e periodização do treino na modalidade desportiva especifica (2) Métodos e técnicas de condução dos atletas em contexto de treino e competição; (3) Estratégias de condução de reuniões com equipa e ou com os atletas individualmente sempre que justificável; (4) Organização do dossier de Treinador.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Manuel Pinto Lopes Rama

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Resolução de problemas: 60.0%

Bibliografia

A definir de acordo com o Desporto de Opção I e Desporto de Opção II