Desporto Infanto-Juvenil

Ano
3
Ano lectivo
2020-2021
Código
01017209
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Auxologia, Fisiologia Geral, Psicologia do Desenvolvimento.

Métodos de Ensino

Serão dedicadas 45 horas ao ensino baseado na apresentação de desafios societais, recrutando o conhecimento e as competências que subsidiam propostas e projectos de intervenção.  São aditadas 15 horas na construção de um trabalho de síntese (dossiê), 5 horas de seminário (conferências, forum, aulas abertas) desde que devidamente reportados; e por fim 15 horas de estudo (base de uma hora semanal) fazendo uso dos livros publicados pela Imprensa da Universidade de Coimbra (ver referências), ficando o  restante volume para o estudo independente e preparação para os momentos de avaliação.

Resultados de Aprendizagem

[1] Perceber a determinância ecológica e sociogeográfica do desenvolvimento e expressão das capacidades motoras e funcionais, bem como da participação e prestação desportiva: ambiente construído, família, escola e ambiente de pares sem ou com supervisão.

[2] Perceber o conceito de Desporto e Actividade Física e projectar programas ajustados ao lazer e recreação, formação integral e orientada para objectivos de médio e longo prazo versando o rendimento desportivo;

[3] Conceber modelos de desenvolvimento, incluindo metodologias e baterias de avaliação para monitorização de trajectórias intra-individuais e comparabilidade inter-individual, muito particularmente no que diz respeito a factores de risco, por um lado, e talento, por outro lado.

Estágio(s)

Não

Programa

MÓDULO 1: ORGANIZAÇÃO DO DESPORTO DE CRIANÇAS E JOVENS; (i) introdução das principais modalidades em Portugal; (ii) contextos favorecedores da prática desportiva; estatísticas de participação desportiva

MÓDULO 2: AMBIENTE DE PARTICIPAÇÃO DESPORTIVA; (i) perfil e competências dos treinadores; (ii) socialização primária; (iii) etapas da preparação desportiva; (iv) atitudes face à prática desportiva e orientação do clima de treino.

MÓDULO 3: O JOVEM ATLETA: (i) construção de uma bateria; (ii) modelos não invasivos de avaliação corporal, maturação e desempenho; (iii) concordância entre medidas invasivas e não invasivas; (iv) concordância entre medidas laboratoriais e não laboratoriais. 

Docente(s) responsável(eis)

Manuel João Cerdeira Coelho Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Mini Testes: 40.0%
Trabalho de síntese: 40.0%

Bibliografia

[1] Coelho e Silva M, Figueiredo A, Gonçalves CE (2005). Motivos para a participação desportiva: conceitos e instrumentos. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 30/31: 83-92. [Depósito legal: 433921/91] -

[2] Coelho e Silva MJ, Figueiredo A, Gonçalves CE (2006). Desporto de Jovens ou Jovens no Desporto? Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física – Universidade de Coimbra, Instituto do Desporto de Portugal. [ISBN: 978-972-99130-2-0, Depósito legal: 208058/04]

[3] Gonçalves CE, Cumming SP, Coelho e Silva MJ, Malina RM (2008). Sport and Education. Coimbra University Press.

[4] Coelho e Silva MJ, Figueiredo AJ, Elferink- Gemser MT, Malina RM (2009). Youth Sports – volume 1: participation, trainability and readiness. Coimbra University Press.

[5] Coelho e Silva MJ, Figueiredo AJ, Elferink- Gemser MT, Malina RM (2010). Youth Sports – volume 2: growth, maturation and physical activity. Coimbra University Press