Desenvolvimento Curricular

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01017190
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções elementares de práticas de planificação.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas de instrução directa, com questionamento e debate com os alunos (22h 30m); aulas teórico-práticas de ensino não directivo e aprendizagem cooperativa com sessões de resolução de problemas, associadas ao desenvolvimento de um projeto curricular em grupo (22h 30m). 

Resultados de Aprendizagem

Promoção do desenvolvimento das competências do estudante no processo de desenvolvimento do currículo, de forma a que o aluno demonstre: a compreensão da prática de planificação do processo de ensino e de aprendizagem; o conhecimento dos grandes modelos de desenvolvimento curricular e das práticas de planificação associadas; o domínio dos conhecimentos e das práticas implicadas na concepção, planificação, condução e avaliação do currículo em diferentes dimensões e níveis institucionais; competências de tradução contextualizada de um programa na construção de um projecto curricular.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução ao quadro conceptual de suporte do desenvolvimento curricular. Influências dos contextos político, social, e económico no desenvolvimento do currículo. Os elementos do currículo. Modelos de organização curricular. Níveis de decisão curricular e currículo fechado e currículo aberto. O currículo como investigação e o trabalho de projeto. O currículo como projeto e o papel do professor e da escola na sua construção. O desenvolvimento curricular de Educação Física e das Atividades Físico Desportivas. A construção de projetos curriculares. A tradução curricular dos programas e de orientações programáticas. A avaliação curricular: âmbitos e funções.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Renato Bernardes Nobre

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 5.0%
Projecto: 35.0%
Mini Testes: 60.0%

Bibliografia

Bento, J. (1998). Planeamento e Avaliação em Educação Física. Lisboa: Livros Horizonte.

Del Carmen, L. (1990). El Proyecto Curricular de Centro. in T. Mauri, et al. El Currículo en el Centro Educativo. Barcelona: Horsori.

Boutinet, J.-P. (1996). Antropologia do Projecto. Lisboa: Instituto Piaget.

Gimeno, J. e Pérez Gómez, A. (1992). Compreender y transformar la enseñanza. Madrid: Morata.

Nobre, P. (2006). Contributos da avaliação para o processo de construção e desenvolvimento do projecto curricular de escola. Tese de mestrado. Lisboa: FPCE-UL. 

Perrenoud, P. (1999). Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: ARTMED.

Román Peréz, M. & Diéz López, E. (1994). Currículum y Enseñanza. Madrid: Ed. EOS.

Siedentop, D. (1998). Aprender a enseñar la Educación Física. Barcelona: Inde

Stenhouse, L. (1984). Investigación y desarrollo del currículum. Madrid: Morata.

Tyler, R. (1949). Basic Principles of curriculum and instruction. Chicago: University of Chicago Press.