Desporto e Exercício em Populações Especiais
3
2025-2026
01017138
Ciências do Desporto
Português
Inglês
Presencial
Semestral
3.5
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Sessões teóricas, expositivas, e teórico-práticas direcionadas para a resolução de situações problema e para a experimentação prática de desportos e atividades adaptadas. Os estudantes devem ler um total de 17 artigos em inglês (17x4h) e 4 em Português (4x2h). Assume-se que um artigo em inglês exige 4 horas de leitura e em português 2 horas.
Resultados de Aprendizagem
- Compreender e enquadrar o desporto para pessoas com deficiência nas suas estruturas organizativas, tanto a nível nacional como internacional
- Compreender o contributo do exercício físico para a saúde e bem-estar das populações com necessidades educativas especiais e enquadrar as principais teorias que defendem a utilização do exercício físico como meio preventivo e terapeutico, ao nível da saúde e do bem-estar físico e psíquico ao longo da vida (OMS)
- Conhecer as linhas orientadoras que visam a melhoria da condição física em populações especiais
- Desenvolver conhecimentos TP sobre o planeamento, organização e a adaptação de atividades físicas e desportivas adaptadas, de carácter não competitivo, específicas de cada uma das áreas da deficiência
- Desenvolver conhecimentos TP sobre a metodologia do treino das diferentes modalidades desportivas adaptadas, específicas de cada área da deficiência e analisar as qualidades físicas mais importantes associadas à performance.
Estágio(s)
NãoPrograma
[1]Evolução histórica do movimento desportivo adaptado: Valor do desporto no contexto da reabilitação [2]Modelos de organização desporto adaptado: O caso do Special Olympics, dos Surdolímpicos e dos Paralímpicos [3]Breves noções de classificação desportiva e elegibilidade no desporto adaptado [4]Benefícios fisiológicos, psicológicos e sociológicos globais da prática desportiva e de exercício físico em grupos especiais: Implicações ao nível da saúde e do bem-estar [5]Princípios gerais de prescrição e de adaptação de programas de exercício e de treino em grupos especiais [6]Exercício, aptidão física, aptidão funcional e função cognitiva ao longo da vida [7]Planeamento, implementação e avaliação de programas de resistência aeróbia, força, flexibilidade e velocidade/agilidade em grupos especiais [8]Noções sobre preparação psicológica para a competição no âmbito do desporto adaptado [9]Principais modalidades desportivas praticadas na área da deficiência: Vivências práticas indoor e outdoor.
Docente(s) responsável(eis)
José Pedro Leitão Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 25.0%
Frequência: 75.0%
Bibliografia
- Miller, P. (1995). Fitness Programming and Physical Disability. Human Kinetics.
- Lockette, K. & Keyes, A.M. (1994). Conditioning with physical disabilities. Human Kinetics.
- Winnick, J. ; Short, F. (1999). The Brockport Physical Fitness Test Manual. Human Kinetics, USA.
Davis, R.W. (2011). Teaching Disability Sport: A Guide for Physical Educators (2nd Edition). Champaign, IL: Human Kinetics.
- Martin, J.J. (2018). Handbook of Disability Sport & Exercise Psychology. Oxford University Press.
- Vanlandewijck, Y. C. & Thompson, W. R. (2016). Training and Coaching the Paralympic Athlete (Olympic Handbook Of Sports Medicine) (1st Edition). West Sussex: John Wiley & Sons.
- Wing, C. (2013). ACSM/NCHPAD Resources for the Inclusive Fitness Trainer. Indianapolis, IN: American College of Sport Medicine.