Desporto e Exercício em Populações Especiais

Ano
3
Ano lectivo
2022-2023
Código
01017138
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Sessões teóricas, expositivas, e teórico-práticas direcionadas para a resolução de situações problema e para a experimentação prática de desportos e atividades adaptadas. Os estudantes devem ler um total de 17 artigos em inglês (17x4h) e 4 em Português (4x2h). Assume-se que um artigo em inglês exige 4 horas de leitura e em português 2 horas.

Resultados de Aprendizagem

- Compreender e enquadrar o desporto para pessoas com deficiência nas suas estruturas organizativas, tanto a nível nacional como internacional

- Compreender o contributo do exercício físico para a saúde e bem-estar das populações com necessidades educativas especiais e enquadrar as principais teorias que defendem a utilização do exercício físico como meio preventivo e terapeutico, ao nível da saúde e do bem-estar físico e psíquico ao longo da vida (OMS)

- Conhecer as linhas orientadoras que visam a melhoria da condição física em populações especiais

- Desenvolver conhecimentos TP sobre o planeamento, organização e a adaptação de atividades físicas e desportivas adaptadas, de carácter não competitivo, específicas de cada uma das áreas da deficiência

- Desenvolver conhecimentos TP sobre a metodologia do treino das diferentes modalidades desportivas adaptadas, específicas de cada área da deficiência e analisar as qualidades físicas mais importantes associadas à performance.

Estágio(s)

Não

Programa

[1]Evolução histórica do movimento desportivo adaptado: Valor do desporto no contexto da reabilitação [2]Modelos de organização desporto adaptado: O caso do Special Olympics, dos Surdolímpicos e dos Paralímpicos [3]Breves noções de classificação desportiva e elegibilidade no desporto adaptado [4]Benefícios fisiológicos, psicológicos e sociológicos globais da prática desportiva e de exercício físico em grupos especiais: Implicações ao nível da saúde e do bem-estar [5]Princípios gerais de prescrição e de adaptação de programas de exercício e de treino em grupos especiais [6]Exercício, aptidão física, aptidão funcional e função cognitiva ao longo da vida [7]Planeamento, implementação e avaliação de programas de resistência aeróbia, força, flexibilidade e velocidade/agilidade em grupos especiais [8]Noções sobre preparação psicológica para a competição no âmbito do desporto adaptado [9]Principais modalidades desportivas praticadas na área da deficiência: Vivências práticas indoor e outdoor.

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Carvalheiro Campos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 25.0%
Frequência: 75.0%

Bibliografia

- Miller, P. (1995). Fitness Programming and Physical Disability. Human Kinetics.

- Lockette, K. & Keyes, A.M. (1994). Conditioning with physical disabilities. Human Kinetics.

- Winnick, J. ; Short, F. (1999). The Brockport Physical Fitness Test Manual. Human Kinetics, USA.

Davis, R.W. (2011). Teaching Disability Sport: A Guide for Physical Educators (2nd Edition). Champaign, IL: Human Kinetics.

- Martin, J.J. (2018). Handbook of Disability Sport & Exercise Psychology. Oxford University Press.

- Vanlandewijck, Y. C. & Thompson, W. R. (2016). Training and Coaching the Paralympic Athlete (Olympic Handbook Of Sports Medicine) (1st Edition). West Sussex: John Wiley & Sons.

- Wing, C. (2013). ACSM/NCHPAD Resources for the Inclusive Fitness Trainer. Indianapolis, IN: American College of Sport Medicine.