Controlo Motor e Aprendizagem

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01017094
Área Científica
Ciências da Actividade Física
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Inglês.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e actividades de pesquisa, leitura e realização de actividaes na aula teórico-prática.

Resultados de Aprendizagem

O estudante deverá atingir os seguintes objetivos: i) descrever e explicar os fundamentos e as teorias gerais de aprendizagem e controlo motor; ii) entender a aprendizagem motora como área de estudo da educação física e do desporto; iii) compreender a terminologia básica utilizada no estudo da aprendizagem motora e a sua aplicação na prática da educação física e do desporto; iv) enquadrar e explicar os resultados da investigação em trabalhos e estudos relevantes no âmbito do controlo motor e aprendizagem.

Estágio(s)

Não

Programa

- Introdução à aprendizagem motora e performance: conceitos; processamento de informação e  comportamento motor;

- Princípios de performances habilidosas humanas: contribuições sensoriais para a performance habilidosa, produção de movimento e programas motores, princípios de controlo motor e precisão de movimento, diferenças individuais e habilidades motoras;

- Princípios de aprendizagem de habilidades: preparação para a experiência de aprendizagem, completando a experiência de aprendizagem, estruturando a experiência de aprendizagem, providenciando feedback durante a experiência de aprendizagem;

- Integração e aplicação: facilitando aprendizagem e performance; aplicando os princípios de aprendizagem de habilidades motoras.

Docente(s) responsável(eis)

Vasco Parreiral Simões Vaz

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

Magill R & Anderson D (2021). Motor Learning and Control: Concepts and Applications (12th ed.). New York, NY: McGraw-Hill Education / Schmidt RA & Lee TD (2020). Motor Learning and Performance: From Principles to Application (6th ed.). Champaign, IL: Human Kinetics / Schmidt RA & Wrisberg CA (2008). Motor learning and performance: A situation-based learning approach (6th ed.). Champaign, IL: Human Kinetics / Dias G et al. (2014). Distance and Slope Constraints: Adaptation and Variability in Golf Putting. Motor Control, 18, 3, 221-243 / Dias G et al. (2015). Cognition and action: an ecological perspective in sport. European Journal of Human Movement, 35, 137-147 / Dias G et al. (2017). Aprendizagem e controlo motor no ténis. In Ténis: estratégia, perceção e ação (pp. 158-172). Imprensa da Universidade de Coimbra / Dias G et al. (2014). A non-linear understanding of golf putting. South African Journal for Research in Sport, Physical Education and Recreation, 36, 1, 29-47.