Controlo Motor e Aprendizagem
2
2022-2023
01017094
Ciências da Actividade Física
Português
Inglês
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Inglês.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas e actividades de pesquisa, leitura e realização de actividaes na aula teórico-prática.
Resultados de Aprendizagem
O estudante deverá atingir os seguintes objetivos: i) descrever e explicar os fundamentos e as teorias gerais de aprendizagem e controlo motor; ii) entender a aprendizagem motora como área de estudo da educação física e do desporto; iii) compreender a terminologia básica utilizada no estudo da aprendizagem motora e a sua aplicação na prática da educação física e do desporto; iv) enquadrar e explicar os resultados da investigação em trabalhos e estudos relevantes no âmbito do controlo motor e aprendizagem.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Introdução à aprendizagem motora e performance: conceitos; processamento de informação e comportamento motor;
- Princípios de performances habilidosas humanas: contribuições sensoriais para a performance habilidosa, produção de movimento e programas motores, princípios de controlo motor e precisão de movimento, diferenças individuais e habilidades motoras;
- Princípios de aprendizagem de habilidades: preparação para a experiência de aprendizagem, completando a experiência de aprendizagem, estruturando a experiência de aprendizagem, providenciando feedback durante a experiência de aprendizagem;
- Integração e aplicação: facilitando aprendizagem e performance; aplicando os princípios de aprendizagem de habilidades motoras.
Docente(s) responsável(eis)
Vasco Parreiral Simões Vaz
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Frequência: 70.0%
Bibliografia
Magill R & Anderson D (2021). Motor Learning and Control: Concepts and Applications (12th ed.). New York, NY: McGraw-Hill Education / Schmidt RA & Lee TD (2020). Motor Learning and Performance: From Principles to Application (6th ed.). Champaign, IL: Human Kinetics / Schmidt RA & Wrisberg CA (2008). Motor learning and performance: A situation-based learning approach (6th ed.). Champaign, IL: Human Kinetics / Dias G et al. (2014). Distance and Slope Constraints: Adaptation and Variability in Golf Putting. Motor Control, 18, 3, 221-243 / Dias G et al. (2015). Cognition and action: an ecological perspective in sport. European Journal of Human Movement, 35, 137-147 / Dias G et al. (2017). Aprendizagem e controlo motor no ténis. In Ténis: estratégia, perceção e ação (pp. 158-172). Imprensa da Universidade de Coimbra / Dias G et al. (2014). A non-linear understanding of golf putting. South African Journal for Research in Sport, Physical Education and Recreation, 36, 1, 29-47.