Prática de Ensino
2
2023-2024
01017083
Ciências da Educação Física
Português
Presencial
Semestral
3.5
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Noções básicas de morfologia e organização do sistema educativo português. Noções básicas de fundamentos de aprendizagem.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas recorrem a um espectro alargado de métodos e técnicas pedagógicas, dentre as quais se destacam os métodos de exposição oral, as sínteses realizadas pelos alunos, o trabalho em pequeno grupo, a discussão de pequenos textos, etc.
As aulas práticas constituem uma componente fundamental da disciplina e nela procura-se o prolongamento das problematizações feitas nas teóricas e o confronto com os resultados da investigação disponível, visando a experimentação controlada e análise fundamentada. A sua estrutura baseia-se em situações de micro-ensino adaptadas.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver competências básicas de identificação e manipulação de critérios de qualidade de planeamento da EF em contexto escolar, estimulando a sua análise crítica e reflexiva aplicada a conteúdos das matérias nucleares de EF; dominar formas elementares de transposição didática destes conteúdos para posterior apresentação prática como proposta de ensino.
Desenvolver competências elementares de intervenção pedagógica, que promovam climas favoráveis de aprendizagem, em contexto escolar.
Reconhecer as características elementares do Programa Nacional de Educação Física na escola.
Estágio(s)
NãoPrograma
Critérios de qualidade do planeamento de aula - quanto à estruturação temporal e quanto à sua apresentação documental.
Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica de instrução e comunicação, de gestão e de controlo comportamental aplicados à prática, nomeadamente de comunicação e de gestão de espaços, tempos, pessoas e materiais.
Opções básicas, conceptuais e metodológicas, de estruturação do Programa Nacional de Educação Física na escola.
Docente(s) responsável(eis)
Elsa Maria Ferro Ribeiro Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 15.0%
Mini Testes: 35.0%
Resolução de problemas: 50.0%
Bibliografia
Bento, J. O. (1998): Planeamento e Avaliação em Educação Física. Livros Horizonte
Blázquez, D. (2013) Diez competencias docentes para ser mejor profesor de Educación Física – La gestión didáctica de la clase (pp 28 e 42). Barcelona: INDE.
Crum, B. «A crise de identidade da EF – ensinar ou não ser, eis a questão.» In Boletim SPEF, nº 7/8
Graça, A. et al. (1994): O Ensino dos Jogos Desportivos. FCDEF-UP.
Ministério da Educação (2004). organização Curricular e Programas - 1º ciclo (4ª ed.). Lisboa: Departamento de Educação Básica.
Ministério da Educação. (2002). Programas Nacionais de Educação Física para o 3º ciclo. Lisboa.
Piéron, M. (1999). Para una enseñanza eficaz de las actividades físico-deportivas. Barcelona: Inde.
Siedentop, D.(2002). Developing Teaching Skills in Physical Education. Mayfield Publisher.