Bioquímica do Exercício

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01017061
Área Científica
Ciências da Actividade Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

 Bons conhecimentos base de química, biologia e fisiologia geral. Conhecimento básico da língua inglesa é também recomendado.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: tendo em conta que os alunos necessitam de uma sólida base de informação sistematizada, privilegia-se a exposição oral recorrendo a auxiliares gráficos e audiovisuais de ensino. De modo a integrar o conhecimento exposto com a realidade do treino favorece-se uma participação ativa dos alunos através da apresentação de casos e problemas concretos. Aulas práticas com desenvolvimento de protocolos experimentais promovendo a integração da teoria com a prática. Numa segunda fase estimula-se a participação do aluno através da escolha e apresentação oral de um artigo científico.

Resultados de Aprendizagem

A Bioquímica do Exercício estuda o metabolismo humano durante o exercício e a adaptação deste ao exercício. Estuda os mecanismos moleculares que explicam como o corpo responde e se adapta ao exercício, a adaptação das respostas metabólicas ao treino tais como as mudanças na actividade enzimática e as alterações na capacidade de utilização da várias fontes energéticas. No final da unidade curricular o estudante deve saber o que caracteriza as diferentes biomoléculas e correlacionar as suas estruturas com as suas funções; Saber que factores afectam as reacções em bioquímica; Entender o metabolismo dos carbohidratos e lípidos; Saber quais as vias metabólicas energéticas e as causas de fadiga nos diferentes tipos de exercício; Perceber a importância que alguns nutrientes podem ter no desempenho desportivo; Conhecer as principais adaptações metabólicas ao treino. 

Estágio(s)

Não

Programa

Conceito de Biomolécula: Estrutura e função dos carbohidratos, lípidos, proteínas e ácidos nucleicos. Cinética enzimática Bioenergética: conceito de energia livre, fosfatos de alto valor energético, transferência de energia nos seres vivos, cadeia respiratória. Metabolismo dos glúcidos ou carbohidratos: Glicólise, ciclo do ácido cítrico, glicogenesis e glicogenólise, gluconeogénese. Metabolismo dos glucidos durante o exercício. Metabolismo do lactato durante o exercício. Metabolismo Lípidico: oxidação dos ácidos gordos, formação de triacil glicerois, lipolise. Mecanismos de fadiga muscular. Estratégias nutricionais para o controlo da fadiga.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Miranda Botelho Teixeira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

The Biochemical Basis of Sport Performance. Ron Maughan & Michael Gleeson. Oxford University Press, 2nd Edition, 2010.

Functional Biochemistry in Health and Disease. Eric Newsholme and Tony Leech. Wiley-Blackwell, 2009.

Lehninger- Principles of Biochemistry. David L. Nelso, Michael M. Cox, 5th Edition, W.H. Freeman and

Company, New York, 2008.

Principles of Biochemistry. Geoffrey L. Zubay, William W. Parson & Dennis E. Vance, Wm C. Brown Company Publishers, 1995.

Entender a Bioquímica. Luís S. Campos, 5ª Edição, Escolar Editora, 2009.

Bioquímica, organização molecular da vida. Alexandre Quintas, Ana Ponces Freire, Manuel J. Halpern, LIDEL, 2008.