Práticas Inclusivas em Contextos Educativos
2
2020-2021
01017050
Ciências da Educação Física
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino inclui a exposição dos temas por parte da docente, através do recurso de aulas expositivas, com o auxílio de meios audiovisuais e interactivos, e de aulas práticas que visam a apresentação de tarefas por parte dos estudantes. Em cada tema os estudantes são estimulados à resolução de problemas e trabalhos de campo relacionados com cenários específicos relacionados com práticas inclusivas em contextos educativos.
Resultados de Aprendizagem
Promover o conhecimento teórico-prático na dinamização de atividades físicas e desportivas inclusivas e desenvolver nos estudantes a capacidade de planear e implementar programas adequados ao perfil funcional de pessoas com necessidades especiais, num contexto inclusivo.
O estudante deverá adquirir as seguintes competências:
- Dominar os modelos de adaptação das atividades físicas e desportivas inclusivas;
- Dominar a definição, classificação e etiologia das NEE e adaptar materiais, recursos e estratégias educativas de acordo com o perfil da população;
- Dinamizar atividades desportivas adequadas às competências psicomotoras dos executantes, no contexto inclusivo.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Espetro da inclusão e modelos teóricos de adaptação em atividades físicas e desportivas
- Práticas inclusivas na planificação e dinamização de atividades físicas e desportivas em indivíduos com necessidades especiais (domínio sensorial - auditiva e visual; domínio motor; domínio cognitivo; perturbações do espetro do autismo):
- Definição e etiologia;
- Classificação e perfil funcional;
- Estratégias de ensino e critérios de adaptação em atividades físicas e desportivas inclusivas;
- Instrumentos de avaliação da condição física;
- Apresentação e simulação de atividades visando a inclusão de pessoas com necessidades especiais nas atividades físicas e desportivas.
Docente(s) responsável(eis)
Maria João Carvalheiro Campos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
-APCC (2006). Desporto para Deficientes - Manual para Acompanhantes Desportivos. APCC- Núcleo Regional do Centro, Leonardo da Vinci projectos-piloto.
- Handicap International (2007). Sport and Fun for All. Handicap International Bangladesh Program. http://unescoittralee.com/repository/articles/ . http://www.asksource.info/resources/sport-and-fun-all-a-way-persons-disabilities-be-included-community-life
- NCSS & SDSC (2015). Let’s Play Together! A fun and simple guide to conduct inclusive games for all. http://unescoittralee.com/repository/articles/
- Rasmussen, T., Wiedemann, N., Kryger, L., Koenen, K., Trimmel, J. & Boersma, M. (2015). Different. Just like you: A psychosocial approach promoting the inclusion of persons with disabilities. PS Centre.
- Sherrill, C. (2004). Adapted Physical Activity , Recreation and Sport. 6th Ed. McGraw-Hill.
-Winnick, J.P. & Poretta, D. L. (2017). Adapted Physical Education and Sport. 6th Ed. Human Kinetics.