História da Educação Física e do Desporto

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01017039
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teóricas expositivas com recurso ao diálogo socrático.

Aulas práticas de trabalho em grupo e resolução de fichas de trabalho.

Leitura individual e discussão orientada de textos de leitura obrigatória.  

Resultados de Aprendizagem

Conhecer as principais correntes da pedagogia contemporânea.

Caracterizar as ideias pedagógicas de modo a identificar os momentos, as fases e os espaços principais de construção dos discursos pedagógicos contemporâneos.

Enquadrar as transformações educativas e pedagógicas em critérios espaciais e temporais.

Enquadrar as correntes da Educação Física e do Desporto numa reflexão histórica sobre a construção dos discursos pedagógicos à escala nacional e internacional.

Conhecer e usar técnicas básicas de recolha e análise de informação de fontes históricas e bibliográficas.

Compreender os valores e as atitudes subjacentes à Educação Física e ao Desporto em diferentes períodos históricos.

Caracterizar a evolução e os fundamentos básicos das diferentes correntes de Educação Física.

Conhecer o desenvolvimento da Educação Física e do Desporto em Portugal.

Estágio(s)

Não

Programa

I – A intenção educativa e a construção do modelo escolar

1. Da ‘impregnação’ à intenção educativa

2. A invenção da criança e o estabelecimento da sociedade disciplinar

3. O papel da ética protestante e a consolidação da civilização dos costumes

II – As correntes pedagógicas modernas e contemporâneas

1. Os pressupostos básicos das correntes pedagógicas

2. As correntes ‘disciplinares’

3. Do movimento da Educação Nova às pedagogias não-diretivas do pós-guerra

4. As correntes racionalistas e o neodiretivismo da pedagogia por objectivos

III - A Educação Física e o Desporto nos séculos XVIII-XIX

1. As correntes militares

2. As correntes higienistas nórdicas

3. As correntes pedagógicas

4. A corrente desportiva inglesa

IV – A globalização do desporto no século XX

1. A noção antropológica de “técnicas do corpo”

2. A criação de organizações internacionais

3. O movimento olímpico e as identidades nacionais

4. O Desporto em Portugal: o papel da imprensa.

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 48.0%
Mini Testes: 52.0%

Bibliografia

Ariès, P. (1960). L’enfant et la vie familiale sous l’Ancien Régime. Paris: Plon.

Carvalho, R. (1986). História do ensino em Portugal desde a fundação da nacionalidade até o fim do regime de Salazar-Caetano. Lisboa: FCG.

Crespo, J. (1990). A história do corpo. Lisboa: Difel.

Elias, N. (1989). O Processo Civilizacional (1º vol.). Lisboa: Publ. D. Quixote.

Fernandes, R. (1979). A pedagogia portuguesa contemporânea. Lisboa: ICP. 

Foucault, M. (1993). Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes.

Gomes, R. (1991). Poder e Saber sobre o Corpo. A Educação Física no Estado Novo (1936‑1945). Boletim da SPEF, 2‑3, 109‑136.

Rocha, F. (1988). Correntes pedagógicas contemporâneas. Aveiro: Estante.

Ulmann, J. (1993). Corps et civilisation: Éducation Physique, Medicine, Sport. Paris: Vrin.

Ulmann, J. (1997). De la gymnastique aux sports modernes. Paris: Vrin.

Weber, M. (2001). A ética protestante e o espírito do capitalismo. Lisboa: Ed. Presença.