História da Educação Física e do Desporto
1
2023-2024
01017039
Ciências da Educação Física
Português
Presencial
Semestral
4.5
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas teóricas expositivas com recurso ao diálogo socrático.
Aulas práticas de trabalho em grupo e resolução de fichas de trabalho.
Leitura individual e discussão orientada de textos de leitura obrigatória.
Resultados de Aprendizagem
Conhecer as principais correntes da pedagogia contemporânea.
Caracterizar as ideias pedagógicas de modo a identificar os momentos, as fases e os espaços principais de construção dos discursos pedagógicos contemporâneos.
Enquadrar as transformações educativas e pedagógicas em critérios espaciais e temporais.
Enquadrar as correntes da Educação Física e do Desporto numa reflexão histórica sobre a construção dos discursos pedagógicos à escala nacional e internacional.
Conhecer e usar técnicas básicas de recolha e análise de informação de fontes históricas e bibliográficas.
Compreender os valores e as atitudes subjacentes à Educação Física e ao Desporto em diferentes períodos históricos.
Caracterizar a evolução e os fundamentos básicos das diferentes correntes de Educação Física.
Conhecer o desenvolvimento da Educação Física e do Desporto em Portugal.
Estágio(s)
NãoPrograma
I – A intenção educativa e a construção do modelo escolar
1. Da ‘impregnação’ à intenção educativa
2. A invenção da criança e o estabelecimento da sociedade disciplinar
3. O papel da ética protestante e a consolidação da civilização dos costumes
II – As correntes pedagógicas modernas e contemporâneas
1. Os pressupostos básicos das correntes pedagógicas
2. As correntes ‘disciplinares’
3. Do movimento da Educação Nova às pedagogias não-diretivas do pós-guerra
4. As correntes racionalistas e o neodiretivismo da pedagogia por objectivos
III - A Educação Física e o Desporto nos séculos XVIII-XIX
1. As correntes militares
2. As correntes higienistas nórdicas
3. As correntes pedagógicas
4. A corrente desportiva inglesa
IV – A globalização do desporto no século XX
1. A noção antropológica de “técnicas do corpo”
2. A criação de organizações internacionais
3. O movimento olímpico e as identidades nacionais
4. O Desporto em Portugal: o papel da imprensa.
Docente(s) responsável(eis)
Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues Coelho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 48.0%
Mini Testes: 52.0%
Bibliografia
Ariès, P. (1960). L’enfant et la vie familiale sous l’Ancien Régime. Paris: Plon.
Carvalho, R. (1986). História do ensino em Portugal desde a fundação da nacionalidade até o fim do regime de Salazar-Caetano. Lisboa: FCG.
Crespo, J. (1990). A história do corpo. Lisboa: Difel.
Elias, N. (1989). O Processo Civilizacional (1º vol.). Lisboa: Publ. D. Quixote.
Fernandes, R. (1979). A pedagogia portuguesa contemporânea. Lisboa: ICP.
Foucault, M. (1993). Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes.
Gomes, R. (1991). Poder e Saber sobre o Corpo. A Educação Física no Estado Novo (1936‑1945). Boletim da SPEF, 2‑3, 109‑136.
Rocha, F. (1988). Correntes pedagógicas contemporâneas. Aveiro: Estante.
Ulmann, J. (1993). Corps et civilisation: Éducation Physique, Medicine, Sport. Paris: Vrin.
Ulmann, J. (1997). De la gymnastique aux sports modernes. Paris: Vrin.
Weber, M. (2001). A ética protestante e o espírito do capitalismo. Lisboa: Ed. Presença.