Análise de Ensino

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01017017
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teórico práticas com instrução directa e momentos de discussão temática pelos alunos (22h 30m); aulas de ensino não directivo, de aprendizagem por descoberta e cooperativa (22h 30m), baseada em textos de apoio e centrada na preparação e desenvolvimento do trabalho de campo em contexto escolar. 

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver as competências do estudante no campo da análise e do diagnóstico de situações educativas, de modo a que o aluno seja capaz de: compreender a complexidade e a especificidade das situações pedagógicas, reconhecer diferentes estratégias de ensino da Educação Física, construir instrumentos de observação e interpretar dados qualitativos e quantitativos recolhidos a partir da análise de situações educativas, desenvolvendo as competências de análise nos domínios reflexivo e metodológico e adquirindo uma atitude investigativa perante o real pedagógico.

Estágio(s)

Não

Programa

Fundamentos da observação das situações educativas. Componentes do processo de observação no contexto educativo e metodologias fundamentais de observação - princípios, técnicas e instrumentos. A observação directa e indirecta dos fenómenos educativos – técnicas de registo e de análise de dados. A observação a partir de modelos estruturados e a construção de instrumentos de registo de observação. Introdução ao estudo da relação pedagógica. As estratégias de ensino em Educação Física. Disciplina e indisciplina na sala de aula. 

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Renato Bernardes Nobre

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 70.0%

Bibliografia

Altet, M. (2000). Análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas. Porto: Porto Editora. 

Amado, J. e Freire, I. (2009). A(s) Indisciplina(s) na Escola. Compreender para Prevenir. Coimbra: Almedina.

Anguera, M. T. (1997). Metodología de la observación en las Ciencias Humanas. (6ª Ed.). Madrid: Ediciones Catedra.

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Damas, M.J. e De Ketele, J.M. (1985). Observar para Avaliar. Coimbra: Almedina.

Estrela, A. (1994). Teoria e Prática da Observação de Classes. Uma estratégia de formação de professores. Nobre, P. (2017). Estilos de ensino. In R. A. Martins, G. Dias & P. C. Mendes (Eds.), Ténis: Estratégia, Perceção e Ação (pp. 145-155). Coimbra: IUC.

Postic, M. (1979). Observação e Formação de Professores. Coimbra: Almedina.

Postic, M. e De Ketele, J.-M. (1992). Observar las situaciones educativas. Madrid: Narcea.

Siedentop, D. (1998). Aprender a enseñar la Educación Física. Barcelona: Inde.