Análise de Ensino
3
2021-2022
01017017
Ciências da Educação Física
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas teórico práticas com instrução directa e momentos de discussão temática pelos alunos (22h 30m); aulas de ensino não directivo, de aprendizagem por descoberta e cooperativa (22h 30m), baseada em textos de apoio e centrada na preparação e desenvolvimento do trabalho de campo em contexto escolar.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver as competências do estudante no campo da análise e do diagnóstico de situações educativas, de modo a que o aluno seja capaz de: compreender a complexidade e a especificidade das situações pedagógicas, reconhecer diferentes estratégias de ensino da Educação Física, construir instrumentos de observação e interpretar dados qualitativos e quantitativos recolhidos a partir da análise de situações educativas, desenvolvendo as competências de análise nos domínios reflexivo e metodológico e adquirindo uma atitude investigativa perante o real pedagógico.
Estágio(s)
NãoPrograma
Fundamentos da observação das situações educativas. Componentes do processo de observação no contexto educativo e metodologias fundamentais de observação - princípios, técnicas e instrumentos. A observação directa e indirecta dos fenómenos educativos – técnicas de registo e de análise de dados. A observação a partir de modelos estruturados e a construção de instrumentos de registo de observação. Introdução ao estudo da relação pedagógica. As estratégias de ensino em Educação Física. Disciplina e indisciplina na sala de aula.
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Renato Bernardes Nobre
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 70.0%
Bibliografia
Altet, M. (2000). Análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas. Porto: Porto Editora.
Amado, J. e Freire, I. (2009). A(s) Indisciplina(s) na Escola. Compreender para Prevenir. Coimbra: Almedina.
Anguera, M. T. (1997). Metodología de la observación en las Ciencias Humanas. (6ª Ed.). Madrid: Ediciones Catedra.
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Damas, M.J. e De Ketele, J.M. (1985). Observar para Avaliar. Coimbra: Almedina.
Estrela, A. (1994). Teoria e Prática da Observação de Classes. Uma estratégia de formação de professores. Nobre, P. (2017). Estilos de ensino. In R. A. Martins, G. Dias & P. C. Mendes (Eds.), Ténis: Estratégia, Perceção e Ação (pp. 145-155). Coimbra: IUC.
Postic, M. (1979). Observação e Formação de Professores. Coimbra: Almedina.
Postic, M. e De Ketele, J.-M. (1992). Observar las situaciones educativas. Madrid: Narcea.
Siedentop, D. (1998). Aprender a enseñar la Educación Física. Barcelona: Inde.