Análise das Organizações Educativas
3
2023-2024
01017006
Ciências da Educação Física
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Noções básicas de morfologia e organização do sistema educativo português.
Métodos de Ensino
Recorre-se a diversos métodos e técnicas pedagógicas, dentre as quais se destacam a exposição oral, a utilização do diálogo socrático, a análise individual e em grupo reduzido de casos e de textos objeto de apresentação e criticamente debatidos.
Resultados de Aprendizagem
Identificar a analisar criticamente os fatores sociais e políticos que explicam a estruturação e dinâmica das organizações.
Compreender a influência de variáveis organizacionais no desempenho e trabalho profissional.
Conhecer teorias e modelos de organização escolar.
Compreender a organização escolar como um sistema de comportamentos de diversos actores sociais.
Compreender o papel de variáveis organizacionais no desenvolvimento de projectos educativos.
Estágio(s)
NãoPrograma
A ESCOLA COMO OBJETO DE ESTUDO
1. Da consolidação do modelo escolar ao movimento institucionalista.
2. Estrutura e dinâmica organizacional das escolas.
TEORIAS E MODELOS DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
1. Modelos de organização escolar.
2. A eficácia e a excelência das escolas.
A ESCOLA COMO SISTEMA DE COMPORTAMENTOS DE ATORES SOCIAIS
1. O clima social da escola.
2. A cultura organizacional da escola.
3. Os atores sociais na instituição escolar.
A DIREÇÃO E GESTÃO DAS ESCOLAS E O PROJETO EDUCATIVO
1. Direção e gestão dos estabelecimentos de ensino.
2. A autonomia das escolas: percurso e discursos.
3. Projeto de escola, inovação educacional e mudança organizacional.
4. Diagnóstico e avaliação das escolas.
Docente(s) responsável(eis)
Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues Coelho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 40.0%
Resolução de problemas: 60.0%
Bibliografia
BALL, Stephen J. (1989). La micropolitica en la escuela. Hacia una teoria de la organización escolar.Barcelona: Ediciones Paidós.
BEARE, H., CALDWELL, B. MILLIKAN, R. (1989). Creating an Excellent School. Some New Management Techniques. London: Routledge.
BUSH, T. (1986). Theories of Educational Management. London: Harper and Row, Pub.
CARVALHO, Luís (1992). Clima de Escola e Estabilidade dos Professores. Lisboa: Educa.
COSTA, Jorge A. (1991). Participação, Autonomia, Projecto educativo de escola. Lisboa: Texto Editora.
DEMAILLY, Lise (1991). Le Collége. Crise, mythes et métiers. Lille: Presses Universitaires de Lille.
GOMES, Rui (1993a). Culturas de Escola e Identidades dos Professores. Lisboa: Educa.
LIMA, Licínio (1992). A Escola como organização e a participação na organização escolar. Braga: Instituto de Educação.
MINTZBERG, Henry (1982). Structure et dynamique des organisations. Paris: Hommes et Téchniques.