Análise das Organizações Educativas

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01017006
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções básicas de morfologia e organização do sistema educativo português.

Métodos de Ensino

Recorre-se a diversos métodos e técnicas pedagógicas, dentre as quais se destacam a exposição oral, a utilização do diálogo socrático, a análise individual e em grupo reduzido de casos e de textos objeto de apresentação e criticamente debatidos.

Resultados de Aprendizagem

Identificar a analisar criticamente os fatores sociais e políticos que explicam a estruturação e dinâmica das organizações.

Compreender a influência de variáveis organizacionais no desempenho e trabalho profissional.

Conhecer teorias e modelos de organização escolar.

Compreender a organização escolar como um sistema de comportamentos de diversos actores sociais.

Compreender o papel de variáveis organizacionais no desenvolvimento de projectos educativos.

Estágio(s)

Não

Programa

A ESCOLA COMO OBJETO DE ESTUDO

1. Da consolidação do modelo escolar ao movimento institucionalista.

2. Estrutura e dinâmica organizacional das escolas.

TEORIAS E MODELOS DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

1. Modelos de organização escolar.

2. A eficácia e a excelência das escolas.

A ESCOLA COMO SISTEMA DE COMPORTAMENTOS DE ATORES SOCIAIS

1. O clima social da escola.

2. A cultura organizacional da escola.

3. Os atores sociais na instituição escolar.

A DIREÇÃO E GESTÃO DAS ESCOLAS E O PROJETO EDUCATIVO

1. Direção e gestão dos estabelecimentos de ensino.

2. A autonomia das escolas: percurso e discursos.

3. Projeto de escola, inovação educacional e mudança organizacional.

4. Diagnóstico e avaliação das escolas.

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 40.0%
Resolução de problemas: 60.0%

Bibliografia

BALL, Stephen J. (1989). La micropolitica en la escuela. Hacia una teoria de la organización escolar.Barcelona: Ediciones Paidós.

BEARE, H., CALDWELL, B. MILLIKAN, R. (1989). Creating an Excellent School. Some New Management Techniques. London: Routledge.

BUSH, T. (1986). Theories of Educational Management. London: Harper and Row, Pub.

CARVALHO, Luís (1992). Clima de Escola e Estabilidade dos Professores. Lisboa: Educa.

COSTA, Jorge A. (1991). Participação, Autonomia, Projecto educativo de escola. Lisboa: Texto Editora.

DEMAILLY, Lise (1991). Le Collége. Crise, mythes et métiers. Lille: Presses Universitaires de Lille.

GOMES, Rui (1993a). Culturas de Escola e Identidades dos Professores. Lisboa: Educa.

LIMA, Licínio (1992). A Escola como organização e a participação na organização escolar. Braga: Instituto de Educação.

MINTZBERG, Henry (1982). Structure et dynamique des organisations. Paris: Hommes et Téchniques.