Estudos Práticos - Andebol
0
2020-2021
01016988
Ciências da Educação Física
Português
Inglês
Presencial
1.5
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Tarefas de aprendizagem dirigidas pelo professor. Descoberta guiada das metodologias adequadas de intervenção pedagógica. Sessão expositiva em modelo de aula plenária.
Resultados de Aprendizagem
OBJECTIVOS:
[1] Proporcionar aos alunos uma compreensão, consistente, dos preceitos didático-metodológicos de abordagem aos conteúdos técnicos e táticos de base, associados à modalidade de Andebol;
[2] Facultar aos alunos uma experiência vivenciada desta prática desportiva, através de diversificadas situações de aprendizagem para cada gesto técnico e abordadas de modo a proporcionarem uma tomada de consciência mais concreta e efetiva das sensações e dificuldades que, por sua vez, os futuros alunos terão pela frente, procurando facilitar, assim, intervenções mais conscientes, seguras e objetivas, enquanto futuros discentes.
COMPETÊNCIAS:
[1] Dotar os alunos de noções práticas de organização de uma unidade didática, valorizando e potenciando todo o valor de índole pedagógico;
[2] Criar nos alunos hábitos de trabalho organizado e de uma atitude dinâmica, interventiva e disciplinadora, durante as suas aulas.
Estágio(s)
NãoPrograma
No âmbito do cumprimento do plano de estudos deste curso, o programa desta disciplina abarca os conhecimentos básicos na área do Andebol, pautados por critérios de exequibilidade, em consonância com os programas do Ministério da Educação, referentes aos diversos anos do ensino, básico e secundário:
I Gestos Técnicos
I.1 Elementos Técnicos de Base (Técnica Individual Defensiva e Ofensiva): Posição (atitude) base defensiva; Deslocamentos; Posição base ofensiva; Pega e manejo da bola; Passe (ombro, picado e lateral); Recepção (alta e baixa); Drible de progressão; Remate (apoio). Técnica e Táctica Individual do Guarda-Redes.
- Táctica Individual/Grupo Defensiva e Ofensiva: Fintas; Ajudas defensivas; Passe e vai;
- Abordagem Inicial ao Ensino do Jogo: Jogos adaptados e jogos pré-desportivos;
II Conceitos Táticos
II.1 Conceitos táticos - Ataque
II.2 Conceitos táticos - Defesa
III Conhecimentos Gerais
III.1 Regras e Regulamento.
III.2 Terminologia e Simbologia.
III.3 História da modalidade.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Sessão expositiva em modelo de aula plenária: 100.0%
Bibliografia
- Bota, I., & Pereira, A. (2003). Modelo e Preparação no Andebol. Lisboa: Instituto Piaget.
- Carvalho, M. J. (2000). O Mini-Andebol e o seu contributo para a melhoria das competências sociais da criança. Andebol Top, 4, 25-34.
- Molina, S. F. (2002). O Ensino do drible nas etapas de iniciação. Andebol Top, 14, 35-39.
- Ribeiro, M. (2003). Regulamentos técnico-pedagógicos. Andebol Top, 14, 34-37.
- Ribeiro, M., & Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O Ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: Edições Faculdade de Motricidade Humana/Federação de Andebol de Portugal.
- Ribeiro, M., & Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. O Ensino do Jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: Edições Faculdade de Motricidade Humana.
- Rosado, A., & Colaço, C. (2002). Avaliação das aprendizagens: fundamentos e aplicações no domínio das actividades físicas. Lisboa: Omniserviços.