Estudos Práticos - Andebol

Ano
0
Ano lectivo
2020-2021
Código
01016988
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.5
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Tarefas de aprendizagem dirigidas pelo professor. Descoberta guiada das metodologias adequadas de intervenção pedagógica. Sessão expositiva em modelo de aula plenária.

Resultados de Aprendizagem

OBJECTIVOS:

[1] Proporcionar aos alunos uma compreensão, consistente, dos preceitos didático-metodológicos de abordagem aos conteúdos técnicos e táticos de base, associados à modalidade de Andebol;

[2] Facultar aos alunos uma experiência vivenciada desta prática desportiva, através de diversificadas situações de aprendizagem para cada gesto técnico e abordadas de modo a proporcionarem uma tomada de consciência mais concreta e efetiva das sensações e dificuldades que, por sua vez, os futuros alunos terão pela frente, procurando facilitar, assim, intervenções mais conscientes, seguras e objetivas, enquanto futuros discentes.

 

COMPETÊNCIAS:

[1] Dotar os alunos de noções práticas de organização de uma unidade didática, valorizando e potenciando todo o valor de índole pedagógico;

[2] Criar nos alunos hábitos de trabalho organizado e de uma atitude dinâmica, interventiva e disciplinadora, durante as suas aulas.

Estágio(s)

Não

Programa

No âmbito do cumprimento do plano de estudos deste curso, o programa desta disciplina abarca os conhecimentos básicos na área do Andebol, pautados por critérios de exequibilidade, em consonância com os programas do Ministério da Educação, referentes aos diversos anos do ensino, básico e secundário:

I Gestos Técnicos

I.1 Elementos Técnicos de Base (Técnica Individual Defensiva e Ofensiva): Posição (atitude) base defensiva; Deslocamentos; Posição base ofensiva; Pega e manejo da bola; Passe (ombro, picado e lateral); Recepção (alta e baixa); Drible de progressão; Remate (apoio). Técnica e Táctica Individual do Guarda-Redes.

- Táctica Individual/Grupo Defensiva e Ofensiva: Fintas; Ajudas defensivas; Passe e vai;

- Abordagem Inicial ao Ensino do Jogo: Jogos adaptados e jogos pré-desportivos;

II Conceitos Táticos

II.1 Conceitos táticos - Ataque

II.2 Conceitos táticos - Defesa

III Conhecimentos Gerais

III.1 Regras e Regulamento.

III.2 Terminologia e Simbologia.

III.3 História da modalidade.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Sessão expositiva em modelo de aula plenária: 100.0%

Bibliografia

- Bota, I., & Pereira, A. (2003). Modelo e Preparação no Andebol. Lisboa: Instituto Piaget.

- Carvalho, M. J. (2000). O Mini-Andebol e o seu contributo para a melhoria das competências sociais da criança. Andebol Top, 4, 25-34.

- Molina, S. F. (2002). O Ensino do drible nas etapas de iniciação. Andebol Top, 14, 35-39.

- Ribeiro, M. (2003). Regulamentos técnico-pedagógicos. Andebol Top, 14, 34-37.

- Ribeiro, M., & Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O Ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: Edições Faculdade de Motricidade Humana/Federação de Andebol de Portugal.

- Ribeiro, M., & Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. O Ensino do Jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: Edições Faculdade de Motricidade Humana.

- Rosado, A., & Colaço, C. (2002). Avaliação das aprendizagens: fundamentos e aplicações no domínio das actividades físicas. Lisboa: Omniserviços.