Estudos Práticos - Badminton

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01016966
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.5
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Ensino expositivo com colocação de problemas de exercitação prática; descoberta guiada de soluções práticas; Reflexão autónoma e partilhada 

Resultados de Aprendizagem

Domínio das habilidades motoras específicas do Badminton; domínio das habilidades táticas elementares em situação de jogo de singulares e pares; domínio de conhecimentos relativos aos gestos técnicos, noções táticas e regras do jogo; conceção de situações de aprendizagem dos conteúdos; manipulação das competências específicas curriculares escolares para a matéria.

Estágio(s)

Não

Programa

Gestos técnicos: lob, clear, drive, remate, amortie, encosto, serviço e respetivas variantes.

Leis do jogo.

Situações de aprendizagem de acordo com o perfil do jovem em idade escolar.

Situações de aprendizagem de acordo com o esforço específico do jogo.

Situações de aprendizagem de acordo com as finalidades da Educação Física Escolar.

Situações de aprendizagem orientadas para o desenvolvimento de capacidades condicionais.

Orientações curriculares formais: estruturação dos objetivos específicos do Badminton.

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 20.0%
Resolução de problemas: 80.0%

Bibliografia

Ferly, B., Gallet, B. & Papelier, G. (2000). Les fondamentaux du badminton. Amphora.

Ferly, B. & Papelier, G. (2003). Enseigner le badminton. Action.

Grice, T. (1996). Badminton. Steps to Success. Human Kinetics: Champaign, Il.

Hernandez, M. (1989). Iniciación al Badminton - Manuales para la Enseñanza. Editora Gymnos, Barcelona.

Jian, H & Beng, O. L. (2000). Basic Skills of Badminton.  Sports Junction. Selangor, Malaysia.

Lemoine, N. & Lammertyn, P. (2004) Jeux de badminton. Revue EPS.

Programas Nacionais de Educação Física. Ministério da Educação, 2001.

Roper P. (1995). The Skills of the Game. The Cordwood Press Ltd.