Estudos Práticos - Ginástica

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
01016895
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
1.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino utilizada procura ser um instrumento consistente de promoção do conhecimento dos conteúdos que constam dos objetivos desta disciplina e, ao mesmo tempo, diligenciando no sentido de proporcionar uma aprendizagem com elevado domínio na aplicação prática mas, também, baseada num entendimento, teórico consistente.

A operacionalização da metodologia de ensino utilizada assenta numa abordagem, inicial, de âmbito teórico, de cada um dos conteúdos programáticos, posteriormente aplicados na prática, sempre que possível, em núcleos de formação gímnica.

Resultados de Aprendizagem

OBJECTIVOS:

[1] Proporcionar aos alunos uma compreensão, consistente, dos preceitos didático-metodológicos de abordagem aos conteúdos técnicos e táticos de base, associados à modalidade de Ginástica;

[2] Facultar aos alunos uma experiência vivenciada desta prática desportiva, através de diversificadas situações de aprendizagem para cada gesto técnico e abordadas de modo a proporcionarem uma tomada de consciência mais concreta e efetiva das sensações e dificuldades que, por sua vez, os futuros alunos terão pela frente, procurando facilitar, assim, intervenções mais conscientes, seguras e objetivas, enquanto futuros discentes.

COMPETÊNCIAS:

[1] Dotar os alunos de noções práticas de organização de uma unidade didática, valorizando e potenciando todo o valor de índole pedagógico;

[2] Criar nos alunos hábitos de trabalho organizado e de uma atitude dinâmica, interventiva e disciplinadora, durante as suas aulas.

Estágio(s)

Não

Programa

Todos os elementos gímnicos que corporizam o conteúdo programático, serão abordados nas vertentes, teórica e prática, de acordo com os seguintes pressupostos:

1- A componente teórica assentará na transmissão de conhecimentos, com a estrutura que se passa a expor;

• Análise técnica de cada elemento

• Progressões pedagógicas de aprendizagem de cada elemento

2- A componente prática assentará na transmissão de conhecimentos e vivências práticas proporcionadas através da exercitação das distintas etapas de aprendizagem de cada elemento.

• Técnicas de ajuda, de suporte à aprendizagem de cada elemento

Programa:

I Técnicas no Solo

I.1 Rolamento à frente e Rolamento à retaguarda

I.2 Apoio facial invertido

I.3 Roda e Rodada

I.4 Salto de mãos

I.5 Flic-flac à retaguarda

I.6 Mortal à frente

I.7 Mortal à retaguarda

II Técnicas nos aparelhos

II.1 Saltos de Cavalo

II.1.1 Salto de eixo e Salto entre mãos

II.1.2 Queda facial.

Docente(s) responsável(eis)

Artur Manuel Romão Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 100.0%

Bibliografia

LIVROS ESPECÍFICOS:

ROMÃO P. & PAIS S. (1997). Desporto II – Componente de Formação Técnica, Porto: Porto Editora

ROMÃO P. & PAIS S. (1998). Educação Física 7º, 8º e 9º anos, Porto: Porto Editora

ROMÃO P. & PAIS S. (1999). Educação Física 10º, 11º e 12º anos, Porto: Porto Editora

ROMÃO P. & PAIS S. (2002). Educação Física 7º, 8º e 9º anos, Porto: Porto Editora

ROMÃO P. & PAIS S. (2004). Educação Física 10º, 11º e 12º anos, Porto: Porto Editora

ROMÃO P. & PAIS S. (2004). Educação Física 7º, 8º e 9º anos, Porto: Porto Editora

LIVROS e DOCUMENTAÇÃO ESPECIALIZADA :

ARAÚJO C. (2002). Manual de ajudas em ginástica, Edição de autor

CARRASCO R. (1982). Pedagogia dos aparelhos, São Paulo: Editora Manole

CARRASCO R. (1982). Ginástica de aparelhos, São Paulo: Editora Manole

CARRASCO R. (1982). Ginástica de aparelhos a actividade do principiante, São Paulo: Editora Manole