Estudos Práticos - Jogos Tradicionais Portugueses

Ano
0
Ano lectivo
2020-2021
Código
01016878
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.5
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas.

Avaliação periódica:

- 1 frequência escrita

- trabalho de campo

- relatórios dos trabalhos de campo.

Avaliação por exame de recurso:

- 1 frequência escrita.

Resultados de Aprendizagem

- Divulgar o património multicultural dos jogos tradicionais;

- Revitalizar a prática lúdica tradicional no ambiente intra e extra escolar;

- Identificar a lógica interna dos jogos tradicionais abordados e o seus potenciais formativos e educativos;

- Implementar a sua prática como meio educativo escolar através do desenvolvimento e aplicação prática de exercícios de progressão pedagógica os quais conduzam à aquisição das habilidades específicas do jogo;

- Implementar a sua prática como meio recreativo e para a ocupação dos tempos livres;

- Implementar o jogo pelo jogo e o jogo tradicional como elemento introdutório de desportos de base motora e de comunicação interpessoal equivalentes. 

Estágio(s)

Não

Programa

- O jogo tradicional na visão dos intelectuais portugueses;

- introdução à Praxiologia Motriz;

- o jogo tradicional como ferramenta de ensino;

- atividades psicomotrizes: confecção e experimentação da bola de trapos, aro e gancheta, jogo dos bolos, burro, corrida de pedras;

- atividade sociomotriz de cooperação: jogo da pela ao alto, passa e ganha, jogo do caqueiro;

- atividade sociomotriz de cooperação-oposição: jogo da pela à parede; jogo da pela ao vai-e-vem, jogo da porca, jogo do emboca (2 x 2) (4 X 4), jogo do beto, o jogo do bete (um exemplo de desportivização de uma prática lúdica tradicional portuguesa)

- atividade sociomotriz de cooperação-oposição paradoxológica: jogo bola sentada, jogo da bola caçadora, jogo do porco, jogo dos três campos.

- atividade sociomotriz de oposição: tirar o pau, luta da Galhofa.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Rosa Fachardo Jaqueira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Araújo, P. C., Jaqueira, A. R., Rodrigues, M., Lavega, P. (2012). Considerações históricas, estruturais e praxiológicas do Jogo do Beto da Lousã – Portugal. Revista Acción Motriz. N 8.

Araújo, P. C; Jaqueira, A. R; Rodrigues, M. (2015). Os jogos de outros tempos. As representações sociais de idosos portugueses sobre a sua infância. In Jogos e atividade física na sociedade contemporânea: corpos, educação e emoção. De facto Editores.

Jaqueira, A. R; Araújo, P. C; Rodrigues, M. (2013). Análise histórica da visão dos intelectuais portugueses sobre a prática dos Jogos Tradicionais ao longo dos tempos. In Els jocs en la història, ed. Institut Ramon Muntaner. Barcelona: Editorial Afers.

Jaqueira, A. R., Araújo, P., C. (2017). A obra do Pe. Pedro Aloy, classificação praxiológica, os jogos tradicionais como matéria de ensino. Revista Acción Motriz. N 19.

Jaouen, G., Lavega, P., La Villa, C. (2009). Juegos tradicionales y salud social. Aranda del Duero: Asociación Cultural La Tanguila/AEJDT.