Estudos Práticos - Orientação
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2022-2023
01016833
Ciências da Educação Física
Português
Espanhol
Francês
Inglês
Presencial
1.5
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórico-prática, quer através métodos expositivos, trabalho independente, elaboração conjunta, trabalhos de grupo e atividades especiais.
Resultados de Aprendizagem
A uc Estudos Práticos – Orientação tem como objetivo dotar os alunos de conhecimentos para iniciar crianças e jovens na prática da modalidade de Orientação, num ambiente de aprendizagem social e emocionalmente favorável a um processo de ensino-aprendizagem e potenciador de uma prática desportiva para a vida.
O aluno estará habilitado a: identificar as quatro disciplinas da Orientação, conhecendo a sua história, principais características e formas de organização; identificar e aplicar principais competências específicas e técnicas de orientação para se deslocar no terreno com auxílio do mapa; identificar e aplicar estratégias de ensino das principais competências específicas e técnicas; planificar uma atividade tendo em conta o seu objetivo, dimensão e recursos disponíveis, conseguindo relacionar as variáveis de grau de dificuldade com as características da população alvo e planificar em função de ambas; identificar os conceitos e princípios básicos que regem a cartografia.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Enquadramento da Modalidade
1.1. História da Orientação
1.2. Disciplinas da Orientação abrangidas pela Federação Internacional de Orientação (IOF)
1.3. Competições e Regulamentos
2. Técnicas de Navegação
2.1. Competências específicas de Orientação
2.1.1. Leitura e interpretação do mapa (simbologia, escala, meridianos)
2.1.2. Manuseamento da bússola (orientação do mapa e azimute)
2.1.3. Técnica do polegar (enquanto técnica específica)
2.2. Técnicas de Orientação Básicas
2.3. Níveis de aprendizagem (estrutura didática de introdução da modalidade)
2.3.1. Jogos didáticos (mapa, bússola, simbologia, escalas, relevo)
2.4. Tipo de percursos e atividades de formação
2.4.1. Percurso formal (mapa, simbologia, traçado, postos de controlo)
2.4.2. Percursos de treino simples
2.4.3 Gestão do risco em atividades com crianças
3. Noções básicas de cartografia.
Docente(s) responsável(eis)
Amândio Manuel Cupido Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Capacidade para traçar um percurso e organizar pequenas atividades competitivas: 30.0%
Compreensão e utilização das diferentes competências específicas e técnicas de navegação: 30.0%
Frequência: 40.0%
Bibliografia
1) Palmer, P. The complete orienteering manual. (Crowood Press, 1997).
2) Braggins, A., British Orienteering Federation. & Sports Council (Great Britain). Trail orienteering: an outdoor activity for people with disabilities. (Harveys, 1993).
3) McNeill, C., Cory-Wright, J. & Renfrew, T. Teaching orienteering. (Harveys, 1998).
4) Aires, A., Quinta-Nova, L., Santos, L., Pires, N., Costa, R., & Ferreira, R. (2012). Orientação: Desporto com Pés e Cabeça. Federação Portuguesa de Orientação.
5) Federação Portuguesa de Orientação. (2011). Manual de Traçado de Percursos.
6) Stjerndahl, A., & Yttergren, L. (2006). Orienteering Technique - Advanced Levels.
7) Junevik, P., Yttergren, L., & Wehlin, A. (2007). Orienteering Technique - Beginners Levels.
8) International Orienteering Federation. (2006). International Specification for Orienteering Maps (ISSOM 2017).
9) International Orienteering Federation. (2018). International Specification for Control Descriptions.