Estudos Práticos - Ténis

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01016800
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.5
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

 As aulas serão de natureza teórico-práticas, utilizando uma metodologia de descoberta guiada.

Resultados de Aprendizagem

  [1] Conhecer as regras oficiais do jogo de ténis;

  [2] Descrever e executar os gestos técnicos básicos da modalidade;

  [3] Identificar os princípios táticos básicos;

  [4] Identificar os principais erros técnico-tácticos;

  [5] Desenvolver o domínio do processo de ensino do ténis, através da metodologia Play and Stay.

Estágio(s)

Não

Programa

 [1] Regras da modalidade.

 [2] Organização de Torneios.

 [3] Abordagem Inicial ao Ensino do Jogo (etapas de aprendizagem):

                        - Play and Stay (objetivos, adaptações e estratégias).

 [4] Elementos Técnicos de Base (Princípios Básicos dos Gestos Técnicos).

                        4.1. Movimentação e posição corporal.

                        4.2. Controlo da bola.

                        4.3. Pegas.

                        4.4. Gestos técnicos básicos.

                        4.5. Gestos técnicos especiais.

                        4.6. Características da movimentação.

[5] Introdução ao Princípios Táticos Básicos:

                        5.1. Situações de jogo.

                            5.2. Intenções táticas.

                            5.3. Zonas de jogo e geometria do “court”.

Docente(s) responsável(eis)

Amândio Manuel Cupido Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 10.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 60.0%

Bibliografia

 

- Federação Portuguesa de Ténis (2002). Manipulação de uma bola com uma raquete no jogo de Ténis.

- Federação Portuguesa de Ténis (2010). Manual de Ténis na Escola.

- Federação Portuguesa de Ténis (2010). Manual de treinadores nível I.

- Martins, R., Dias, G., Mendes, P. (2017). Estratégia, perceção e ação – Ténis. Imprensa da Universidade de Coimbra.

- Santos, J. (2013). Fair Play. Educação Física 10.º, 11.º e 12.º. Texto Editora.