Estudos Práticos - Ténis
0
2023-2024
01016800
Ciências da Educação Física
Português
Presencial
1.5
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As aulas serão de natureza teórico-práticas, utilizando uma metodologia de descoberta guiada.
Resultados de Aprendizagem
[1] Conhecer as regras oficiais do jogo de ténis;
[2] Descrever e executar os gestos técnicos básicos da modalidade;
[3] Identificar os princípios táticos básicos;
[4] Identificar os principais erros técnico-tácticos;
[5] Desenvolver o domínio do processo de ensino do ténis, através da metodologia Play and Stay.
Estágio(s)
NãoPrograma
[1] Regras da modalidade.
[2] Organização de Torneios.
[3] Abordagem Inicial ao Ensino do Jogo (etapas de aprendizagem):
- Play and Stay (objetivos, adaptações e estratégias).
[4] Elementos Técnicos de Base (Princípios Básicos dos Gestos Técnicos).
4.1. Movimentação e posição corporal.
4.2. Controlo da bola.
4.3. Pegas.
4.4. Gestos técnicos básicos.
4.5. Gestos técnicos especiais.
4.6. Características da movimentação.
[5] Introdução ao Princípios Táticos Básicos:
5.1. Situações de jogo.
5.2. Intenções táticas.
5.3. Zonas de jogo e geometria do “court”.
Docente(s) responsável(eis)
Amândio Manuel Cupido Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 10.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 60.0%
Bibliografia
- Federação Portuguesa de Ténis (2002). Manipulação de uma bola com uma raquete no jogo de Ténis.
- Federação Portuguesa de Ténis (2010). Manual de Ténis na Escola.
- Federação Portuguesa de Ténis (2010). Manual de treinadores nível I.
- Martins, R., Dias, G., Mendes, P. (2017). Estratégia, perceção e ação – Ténis. Imprensa da Universidade de Coimbra.
- Santos, J. (2013). Fair Play. Educação Física 10.º, 11.º e 12.º. Texto Editora.