Sociologia da Educação e do Desporto

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01016779
Área Científica
Ciências da Educação Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teóricas expositivas com recurso ao diálogo socrático.

Aulas práticas de trabalho em grupo e resolução de fichas de trabalho.

Leitura individual e discussão orientada de textos de leitura obrigatória.  

Resultados de Aprendizagem

Analisar os fenómenos sociais segundo o princípio metodológico de compreender e explicar o social pelo social;

Desenvolver o carácter relacional do conhecimento científico em ruptura com as representações espontâneas sobre a sociedade;

Desenvolver o espírito crítico por intermédio do gosto pelo exercício crítico da razão científica;

Incrementar a interdisciplinaridade pela exercitação da relação entre dimensões de natureza social, cultural e económica.

Compreender a génese da escola de massas em Portugal, integrando-a no processo de globalização dos sistemas educativos mundiais.

Conhecer as teorias e os modelos de análise das desigualdades sociais e das desigualdades escolares.

Analisar o currículo escolar e o papel da Educação Física.

Analisar o desporto como fenómeno social total, designadamente nos seus afloramentos contemporâneos mais marcantes: hábitos desportivos, doping, desportos de natureza, desportos de aventura, etc.

Estágio(s)

Não

Programa

I – A Escola portuguesa e a globalização da escola de massas

1. Génese da escola de massas

2. A escola de massas em Portugal

3. O caso do Ensino Secundário Unificado

II – Escolarização e sistema social

1. O insucesso escolar e as desigualdades sociais face à educação

2. O género: vantagens femininas no contexto escolar e vantagens masculinas no sistema de emprego

3. A etnia: a imigração, o etnocentrismo e o multiculturalismo

4. Desigualdades sociais e desigualdades escolares: o caso da avaliação

III – Educação Física e cultura

1. A Educação Física no currículo escolar

2. Fontes de discriminação em Educação Física

3. O estatuto contemporâneo do corpo e da Educação Física: cuidado de si e saúde

IV – O corpo e o desporto contemporâneos

1. O desporto e a racionalização do corpo:impactos culturais

2. O estatuto contemporâneo do corpo: hábitos desportivos em Portugal

3. A busca do rendimento e os paradoxos desportivos: o caso do doping

4. O narcisismo e a paixão do risco: as novas práticas.

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 48.0%
Mini Testes: 52.0%

Bibliografia

BOUDON, R. (1990). Dicionário de Sociologia. Lisboa: D. Quixote
CORREIA, J.A. (1998). Para uma Teoria Crítica da Educação. Porto: Porto Ed
GOMES, R. (2001). A Globalização da Escola de Massas: Perspectivas Institucionalistas e Genealógicas. Revista Crítica de Ciências Sociais, 61, 135-167
GOMES, R. (2003). A Cultura de Consumo do Corpo Contemporâneo e a Queda da Educação Física Escolar. Reflexões Pouco Óbvias. In O Desporto para Além do Óbvio. Lisboa: IDP, 87-99
GOMES, R. (2005). O Governo da Educação em Portugal. Coimbra: IUC
GOMES, R. (2008). Habeas Corpus. In D. Rodrigues (Org.) Os Valores e as Atividades Corporais. S. Paulo: Summus Ed.,147-178
GOMES, R. (2015). Ascensão e queda das celebridades desportivas. Mediapolis, 1, 54-63
GRÁCIO, S. (1997). Dinâmicas de escolarização e das oportunidades sociais. Lisboa: Educa
PINTO, M. (1995). Sociologia da Escola. Lisboa: McGraw-Hill
STOER, R., CORTESÃO, L., CORREIA, J.A. (2001). Transnacionalização da Educação. Porto: Afrontamento