Sociologia da Educação e do Desporto
1
2022-2023
01016779
Ciências da Educação Física
Português
Presencial
Semestral
4.5
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas teóricas expositivas com recurso ao diálogo socrático.
Aulas práticas de trabalho em grupo e resolução de fichas de trabalho.
Leitura individual e discussão orientada de textos de leitura obrigatória.
Resultados de Aprendizagem
Analisar os fenómenos sociais segundo o princípio metodológico de compreender e explicar o social pelo social;
Desenvolver o carácter relacional do conhecimento científico em ruptura com as representações espontâneas sobre a sociedade;
Desenvolver o espírito crítico por intermédio do gosto pelo exercício crítico da razão científica;
Incrementar a interdisciplinaridade pela exercitação da relação entre dimensões de natureza social, cultural e económica.
Compreender a génese da escola de massas em Portugal, integrando-a no processo de globalização dos sistemas educativos mundiais.
Conhecer as teorias e os modelos de análise das desigualdades sociais e das desigualdades escolares.
Analisar o currículo escolar e o papel da Educação Física.
Analisar o desporto como fenómeno social total, designadamente nos seus afloramentos contemporâneos mais marcantes: hábitos desportivos, doping, desportos de natureza, desportos de aventura, etc.
Estágio(s)
NãoPrograma
I – A Escola portuguesa e a globalização da escola de massas
1. Génese da escola de massas
2. A escola de massas em Portugal
3. O caso do Ensino Secundário Unificado
II – Escolarização e sistema social
1. O insucesso escolar e as desigualdades sociais face à educação
2. O género: vantagens femininas no contexto escolar e vantagens masculinas no sistema de emprego
3. A etnia: a imigração, o etnocentrismo e o multiculturalismo
4. Desigualdades sociais e desigualdades escolares: o caso da avaliação
III – Educação Física e cultura
1. A Educação Física no currículo escolar
2. Fontes de discriminação em Educação Física
3. O estatuto contemporâneo do corpo e da Educação Física: cuidado de si e saúde
IV – O corpo e o desporto contemporâneos
1. O desporto e a racionalização do corpo:impactos culturais
2. O estatuto contemporâneo do corpo: hábitos desportivos em Portugal
3. A busca do rendimento e os paradoxos desportivos: o caso do doping
4. O narcisismo e a paixão do risco: as novas práticas.
Docente(s) responsável(eis)
Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues Coelho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 48.0%
Mini Testes: 52.0%
Bibliografia
BOUDON, R. (1990). Dicionário de Sociologia. Lisboa: D. Quixote
CORREIA, J.A. (1998). Para uma Teoria Crítica da Educação. Porto: Porto Ed
GOMES, R. (2001). A Globalização da Escola de Massas: Perspectivas Institucionalistas e Genealógicas. Revista Crítica de Ciências Sociais, 61, 135-167
GOMES, R. (2003). A Cultura de Consumo do Corpo Contemporâneo e a Queda da Educação Física Escolar. Reflexões Pouco Óbvias. In O Desporto para Além do Óbvio. Lisboa: IDP, 87-99
GOMES, R. (2005). O Governo da Educação em Portugal. Coimbra: IUC
GOMES, R. (2008). Habeas Corpus. In D. Rodrigues (Org.) Os Valores e as Atividades Corporais. S. Paulo: Summus Ed.,147-178
GOMES, R. (2015). Ascensão e queda das celebridades desportivas. Mediapolis, 1, 54-63
GRÁCIO, S. (1997). Dinâmicas de escolarização e das oportunidades sociais. Lisboa: Educa
PINTO, M. (1995). Sociologia da Escola. Lisboa: McGraw-Hill
STOER, R., CORTESÃO, L., CORREIA, J.A. (2001). Transnacionalização da Educação. Porto: Afrontamento