Serviços Farmacêuticos Clínicos

Ano
5
Ano lectivo
2022-2023
Código
02038801
Área Científica
Opcional
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Fisiopatologia, Farmacologia, Farmacoterapia e Farmácia Clínica.

Métodos de Ensino

As aulas serão espaços de discussão onde a literatura publicada será analisada de forma a permitir a identificação das características intrínsecas a cada serviço farmacêutico em estudo. Com esta metodologia o estudante aprenderá a reconhecer as principais atividades que compõem o design dos serviços farmacêuticos centrados no doente e que podem influenciar diretamente o seu sucesso.

Resultados de Aprendizagem

Dentro da filosofia dos cuidados farmacêuticos – na qual o farmacêutico, integrado na equipa de saúde, assume as suas responsabilidades perante a medicação – esta unidade curricular tem como objetivo apresentar aos estudantes do 5º ano os novos serviços farmacêuticos que o farmacêutico clínico pode prestar e que urge implementar no atual sistema de saúde para benefício de todos.

Para tal, o estudante deverá desenvolver competências que lhe permitam uma atuação assistencial centrada no doente, nomeadamente de comunicação, busca de informação, sentido crítico, comportamento ético, trabalho em equipa e tomada de decisões, para além de competências científicas sólidas no âmbito da farmacologia e farmacoterapia. O novo farmacêutico terá de aprender a sistematizar e a registar a sua atuação consoante o tipo de serviço prestado. A principal barreira a vencer será a da sua própria mentalidade.

Estágio(s)

Não

Programa

Serviços farmacêuticos que monitorizam o processo de uso do medicamento, assumindo uma atitude preventiva, identificando e atuando sobre fatores de risco existentes, e serviços farmacêuticos que monitorizam os resultados, assumindo uma atitude reativa, identificando resultados clínicos negativos e atuando sobre as suas causas.

Identificação e caracterização de novos serviços farmacêuticos centrados no doente:

- 'new medicines service'

- prevenção e controlo de fatores de risco

- adesão à terapêutica

- revisão da medicação

- acompanhamento farmacoterapêutico

- reconciliação terapêutica

- informação sobre medicamentos

- indicação farmacêutica

- gestão da medicação.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Margarida Coutinho de Seabra Castel-Branco Caetano

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

Castel-Branco M.M; Caramona M.M; Fernandez-Llimos F; Figueiredo I.V. Implementation needs for new pharmaceutical services focus on the patient. Acta Farmacêutica Portuguesa. (2013) 2:1; 15-20

Cipolle, R. J.; Strand, L. M.; Morley, P. C.  Pharmaceutical care practice: the clinician’s guide. 2nd edition. New York [etc.]: The McGraw-Hill Companies, Inc., 2004.

Dader, M. J. F.; Muñoz, P. A.; Martínez-Martínez, F. Atenção Farmacêutica: conceitos, processos e casos práticos. 1ª edição. São Paulo: RCN Editora, 2008.

Herrera Carranza, Joaquin – Manual de Farmácia Clínica Y Atención Farmacéutica. Madrid, Espanha: Elsevier España, 2006.

Winfield, A.; Richards, R. – Pharmaceutical Practice. 2nd ed. Edinburg: Churchill Livinsgtone, 1998.

Rovers JP, et al. A Practical Guide to Pharmaceutical Care. 2nd Edition. 2003, Washington, D.C., American Pharmaceutical Association.