Estágio Pedagógico e Relatório

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02003296
Área Científica
Iniciação à Prática Profissional incluindo a Prática de Ensino Supervisionada
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
48.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Todas as disciplinas do 1.º ano deste ciclo de estudos.

Métodos de Ensino

A prática pedagógica abrange regência e assistência a aulas. A lecionação pelo estagiário em turmas do orientador cooperante desenvolve-se em dois módulos didáticos, incidindo sobre unidades didáticas,de Física e de Química.

As intervenções na escola incluem a organização de atividades diversificadas, participação em trabalhos já em curso, colaboração em atividades de apoio a alunos, organização de atividades interdisciplinares e a participação ativa em todas as reuniões para as quais o estagiário seja convocado ou convidado.

Resultados de Aprendizagem

- Aplicar conhecimentos de ética e educação cívica em contextos escolares reais;

- Desenvolver estratégias diversificadas de ensino e aprendizagem de física e química;

- Comunicar eficientemente com grupos e indivíduos;

- Avaliar aprendizagens e desempenho dos alunos;

- Resolver problemas;

- Estimular progressos nos estudantes;

- Criar climas propícios à aprendizagem;

- Refletir sobre desempenhos individual e de pares e avaliá-los.

- Articular conhecimentos de áreas diversas nas práticas pedagógicas;

- Organizar e planificar;

- Comunicar oralmente e por escrito assuntos das áreas disciplinares e de outros domínios;

- Estabelecer relações interpessoais;

- Analisar, discutir, sintetizar e decidir;

- Avaliar criticamente: auto e hétero.

Estágio(s)

Sim

Programa

Os conteúdos programáticos:
1) são os considerados necessários para aprendizagens e aperfeiçoamento dos estagiários, designadamente nas interrelaçõs entre ensino e aprendizagens, em intervenções na escola e em relações desta com o meio, valorizando autoformação contínua nos campos científico, pedagógico-didático e relacional;
2) desenvolvem-se no contexto da integração dos estagiários nas atividades de uma turma, desempenhando tarefas no âmbito da prática pedagógica que lhe forem cometidas pelo Orientadores Cooperante e Científicos;
3) incluem atividades de ensino e aprendizagem de física e de química e suas interrelações com outras disciplinas;
4) contemplam dimensões culturais, sociais, cívicas e éticas.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Almeida Vieira Alberto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra. Nos termos definidos no Regulamento de Estágios Pedagógicos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra: 100.0%

Bibliografia

A indicar pelos orientadores (de física, de química e cooperante) em função das necessidades identificadas para realização adequada das atividades dos estagiários. 

To be indicated by the supervisors.