Didática da Física II

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02003279
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Didática da Física I, além dos conhecimentos de Física e competências associadas, necessários ao acesso ao Mestrado (50 ECTS).

Métodos de Ensino

-Análise reflexiva: apresentação de conteúdos teóricos e análise, horizontal e vertical, dos documentos oficiais.

- Resolução de problemas numa perspetiva investigativa: discussão de situações práticas, acoplando-as aos conhecimentos e crenças prévios, que poderão ter de ser completados e/ou corrigidos.

-Aplicação e reflexão: desenho de sequências didáticas para o ensino da Física em diferentes níveis etários;

- Discussão em grupo de situações reais, avaliando as aprendizagens significativas alcançadas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam:

- analisar criticamente os documentos oficiais, e manuais escolares, em vigor para os Ensinos Básico e Secundário (EBS) que organizam a educação em Física nas perspetivas epistemológica e didática;

- criar, aplicar e avaliar, estratégias diversificadas de ensino e de aprendizagem adaptadas às atividades letivas de ensino da Física, refletidas em sequências didáticas inovadoras em articulação com resultados da investigação em educação;

- aplicar os modelos da Física na interpretação da realidade, numa perspetiva de educação para cidadania responsável, potenciando a motivação dos alunos e criando um clima propício à aprendizagem;

- questionar os resultados da aprendizagem significativa alcançada pelos alunos através do seu desempenho, para promover aprendizagens ativas e adequadas aos diferentes contextos cognitivos e culturais;

- construir uma atitude de aperfeiçoamento, pessoal e profissional, contínuo e reflexivo.

Estágio(s)

Não

Programa

- Fundamentos e requisitos de um plano de educação científica.

- Organização de um plano de ensino da Física.

- Mudança conceptual na aprendizagem da Física.

- Modelo ausubeliano no ensino da Física.

- Representações como estruturas de acolhimento dos conhecimentos científicos.

- Integração de novos conceitos no quadro conceptual do estudante.

- Fatores condicionantes da aprendizagem em Física.

- Representações matemáticas dos modelos em Física.

- Teorias científicas e a modelação de um sistema físico.

- Modelação de uma teoria no ensino da Física.

- Resolução de problemas em Física.

- Documentos oficiais orientadores do ensino da Física: análise vertical e horizontal.

- Programas de Física dos Ensino Básico e Secundário e modelos de ensino da Física.

-Planificação de sequências didáticas de Física no Ensino Básico e no Ensino Secundário.

-Metodologia de investigação/ação do professor reflexivo, no ensino e aprendizagem da Física.

Docente(s) responsável(eis)

Telma Henriques Esperança

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 40.0%

Bibliografia

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Phillips, D.C. and Soltis, J.F. Perspectives on Learning. Teachers College Press, N.Y., 2009
Walter, F.W. and Soltis, J.F. Curriculum and Aims. Teachers College Press, N.Y., 2009
Mortimer, E. F.; El-Hani, C. N. Conceptual Profiles: A Theory of Teaching and Learning Scientific Concepts. Springer Science & Business Media. 2014
Erduran, S.; Dagher, Z. R. Dagher. Reconceptualizing the Nature of Science for Science Education: Scientific Knowledge, Practices and Other Family Categories. Springer.2014
Tang, Michael, Karunanithi, Arunprakash T. Advanced Concept Maps in STEM Education: Emerging Research and Opportunities: Emerging Research and Opportunities. IGI Global: International Academic Publisher,2017
Mansour, N.; EL-Deghaidy, H. STEM in Science Education and S in STEM: From Pedagogy to Learning. BRILL,2021
Hans Ernst Fischer, Raimund Girwidz. Physics Education. Challenges in Physics Education. Springer Nature,2022