Didática da Física II
1
2022-2023
02003279
Didáticas Específicas
Português
B-learning
Semestral
7.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Didática da Física I, além dos conhecimentos de Física e competências associadas, necessários ao acesso ao Mestrado (50 ECTS).
Métodos de Ensino
-Análise reflexiva: apresentação de conteúdos teóricos e análise, horizontal e vertical, dos documentos oficiais.
- Resolução de problemas numa perspetiva investigativa: discussão de situações práticas, acoplando-as aos conhecimentos e crenças prévios, que poderão ter de ser completados e/ou corrigidos.
-Aplicação e reflexão: desenho de sequências didáticas para o ensino da Física em diferentes níveis etários;
- Discussão em grupo de situações reais, avaliando as aprendizagens significativas alcançadas.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam:
- analisar criticamente os documentos oficiais, e manuais escolares, em vigor para os Ensinos Básico e Secundário (EBS) que organizam a educação em Física nas perspetivas epistemológica e didática;
- criar, aplicar e avaliar, estratégias diversificadas de ensino e de aprendizagem adaptadas às atividades letivas de ensino da Física, refletidas em sequências didáticas inovadoras em articulação com resultados da investigação em educação;
- aplicar os modelos da Física na interpretação da realidade, numa perspetiva de educação para cidadania responsável, potenciando a motivação dos alunos e criando um clima propício à aprendizagem;
- questionar os resultados da aprendizagem significativa alcançada pelos alunos através do seu desempenho, para promover aprendizagens ativas e adequadas aos diferentes contextos cognitivos e culturais;
- construir uma atitude de aperfeiçoamento, pessoal e profissional, contínuo e reflexivo.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Fundamentos e requisitos de um plano de educação científica.
- Organização de um plano de ensino da Física.
- Mudança conceptual na aprendizagem da Física.
- Modelo ausubeliano no ensino da Física.
- Representações como estruturas de acolhimento dos conhecimentos científicos.
- Integração de novos conceitos no quadro conceptual do estudante.
- Fatores condicionantes da aprendizagem em Física.
- Representações matemáticas dos modelos em Física.
- Teorias científicas e a modelação de um sistema físico.
- Modelação de uma teoria no ensino da Física.
- Resolução de problemas em Física.
- Documentos oficiais orientadores do ensino da Física: análise vertical e horizontal.
- Programas de Física dos Ensino Básico e Secundário e modelos de ensino da Física.
-Planificação de sequências didáticas de Física no Ensino Básico e no Ensino Secundário.
-Metodologia de investigação/ação do professor reflexivo, no ensino e aprendizagem da Física.
Docente(s) responsável(eis)
Telma Henriques Esperança
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 40.0%
Bibliografia
McDermott, L. Physics by Inquiry. Volume I and II. John Wiley & Sons, 1996
Phillips, D.C. and Soltis, J.F. Perspectives on Learning. Teachers College Press, N.Y., 2009
Walter, F.W. and Soltis, J.F. Curriculum and Aims. Teachers College Press, N.Y., 2009
Mortimer, E. F.; El-Hani, C. N. Conceptual Profiles: A Theory of Teaching and Learning Scientific Concepts. Springer Science & Business Media. 2014
Erduran, S.; Dagher, Z. R. Dagher. Reconceptualizing the Nature of Science for Science Education: Scientific Knowledge, Practices and Other Family Categories. Springer.2014
Tang, Michael, Karunanithi, Arunprakash T. Advanced Concept Maps in STEM Education: Emerging Research and Opportunities: Emerging Research and Opportunities. IGI Global: International Academic Publisher,2017
Mansour, N.; EL-Deghaidy, H. STEM in Science Education and S in STEM: From Pedagogy to Learning. BRILL,2021
Hans Ernst Fischer, Raimund Girwidz. Physics Education. Challenges in Physics Education. Springer Nature,2022