Didática da Física II

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02003279
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Didática da Física I, além dos conhecimentos de Física e competências associadas, necessários ao acesso ao Mestrado (50 ECTS).

Métodos de Ensino

- Apresentação de conteúdos teóricos e discussão de situações práticas para os alunos interiorizarem melhor as matérias novas, acoplando-as aos conhecimentos e crenças prévios, que poderão ter de ser completados e/ou corrigidos.

- Aplicação a situações apresentadas pelo professor com a colaboração pontual dos alunos; propostas de alunos, individualmente ou em grupo, de soluções para situações concretas de ensino (uma unidade, uma aula) para diferentes níveis etários (objetivos, planificação, execução, avaliação dos alunos e da eficácia das atividades - reflexão e metacognição).

Resultados de Aprendizagem

Com base nos conhecimentos científico-pedagógicos de Física adquiridos na Didática da Física I, a Didática da Física II, focada em situações reais de ensino na sala de aula, promove o desenvolvimento de:

competências em estratégias diversificadas de ensino e de aprendizagem adaptadas às atividades letivas de ensino da Física, fomentando a eficácia das aprendizagens dos alunos; capacidade de relacionar os modelos da Física com a realidade, potenciando a motivação dos alunos e criando um clima propício à aprendizagem; habilidades para avaliar resultados de aprendizagens de Física através do desempenho dos alunos, usando essa avaliação para promover aprendizagens ativas, cada vez mais profundas e significativas; consciência da necessidade de aperfeiçoamento profissional contínuo e de desenvolvimento de capacidades reflexivas e de trabalho em grupo, potenciadoras de melhorias curriculares progressivamente mais eficazes na prática.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução

1.1 A Física, o ensino da Física e a investigação em Didática da Física. Caraterização e problematização de práticas vigentes de Ensino da Física.

1.2. A natureza do conhecimento científico e a estrutura do desenvolvimento cognitivo necessária à aprendizagem da Física.

2. Teorias e modelos sobre como se aprende. Modos complementares de ensinar: o ensino e a aprendizagem da Física.

3. Avaliação de aprendizagens de Física. Perspetiva construtiva de avaliação da eficácia dos diferentes métodos de ensino utilizados. A avaliação formativa para promover aprendizagens significativas.

4. Ensinar Física na prática: problemas e soluções. As atividades reflexivas e os trabalhos de grupo de docentes. Possibilidades de desenvolvimento de investigação em ação.

5. Possibilidade da utilização de aprendizagens não formais da Física.

Docente(s) responsável(eis)

Décio Ruivo Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Planeamento de unidades curriculares; micro-ensino: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Exame: 40.0%

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Planeamento de unidades curriculares; micro-ensino: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Frequência: 40.0%

Bibliografia

Arends, R. Aprender a Ensinar. McGraw-Hill, 1995.

Arons, A. A guide to introductory physics teaching. John Wiley & Sons, N.Y., 1990.

de Almeida, M.J. Preparação de professores de Física - Uma contribuição científico-pedagógica e didática. Editora Almedina, Coimbra, 2004.

Driver, R., Guesne, E. and Teberghien, A. Children's ideas in science. Open University Press, Milton Keines, 1985.

Fernandes, D. Avaliação das Aprendizagens: Desafios às Teorias, Práticas e Políticas. Texto Editores, Lda, 2005.

Lopes, J.B. Aprender e Ensinar Física, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2004.

McDermott, L. Physics by Inquiry. Volume I and II. John Wiley & Sons, 1996.

Phillips, D.C. and Soltis, J.F. Perspectives on Learning. Teachers College Press, N.Y., 2009.

Skinner, D. Effective Teaching and Learning in Practice. Continuum International Publishing Group, London, 2010.

Walter, F.W. and Soltis, J.F. Curriculum and Aims. Teachers College Press, N.Y., 2009.