Projeto de Engenharia e Ciência de Dados

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01016704
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Unidades curriculares anteriores da Licenciatura em Engenharia e Ciência de Dados

Métodos de Ensino

Aprendizagem baseada num projecto de dimensão moderada. Os alunos têm de desenvolver um produto na área da engenharia e ciência de dados ao longo do semestre utilizando os conceitos, metodologias e técnicas leccionadas nas aulas teóricas, com um desfasamento de uma a duas semanas relativamente aos entregáveis. Estes entregáveis focam-se nos artefactos clássicos de engenharia de software (requisitos, mockups, arquitectura e design, plano de qualidade,...), enquanto as aulas laboratorias visam avaliar a correcta utilização de processos que gara

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá ser capaz de perceber porque razão a complexidade de grandes sistemas de processamento de dados exige uma abordagem de engenharia e as diversas formas de organizar as pessoas e actividades para o desenvolvimento de um produto de qualidade, nomeadamente abordagens lineares, iterativas e incrementais. Deverá ainda ser capaz de perceber as diferenças entre elas e escolher a(s) mais indicada(s) em função do contexto concreto do projecto. Deverá também ser capaz de usar técnicas e artefactos genéricos de gestão de projecto (diagramas Gantt e PERT/CPM, análise de riscos...). Deverá ser capaz de descrever aspectos centrais do artefacto de software a desenvolver usando a notação UML. Finalmente, deverá ser capaz de integrar conhecimentos previamente adquiridos nas outras disciplinas do curso.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à Engenharia de software. A natureza do software. Tipos de software. Qualidade do software.

2. Introdução ao processo de desenvolvimento de software. Recolha e análise de requisitos. Projeto. Implementação. Teste. Processo de desenvolvimento em cascata. Desenvolvimento iterativo e evolutivo.

3. Introdução à gestão de projectos. Actividades de gestão. Planeamento do projecto. Escalonamento do projecto. Diagramas PERT/CPM. Diagramas de Gantt. Gestão de risco em projectos de software. Identificação, análise, planeamento e monitorização de riscos.

4. Linguagem UML Diagramas de casos de uso. Diagramas de classes. Diagramas de objectos. Diagramas de interacção. Diagramas de sequência. Diagramas de actividades. Diagramas de estados. Diagramas de instalação. Mapeamento de diagramas UML em código.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Software Engineering, Global Edition, by Ian Sommerville, ISBN-13: 978-1292096131,  Pearson Education 2015