História das Ideias em Física

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02003257
Área Científica
Área da Docência
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Formação geral em Física ao nível do 1º ciclo de estudos.

Métodos de Ensino

A História das Ideias em Física é apresentada como um empreendimento humano, resultante do contributo individual e de comunidades científicas que também refletem as preocupações sociais e éticas de uma determinada época.

Serão analisados alguns aspetos do desenvolvimento dos instrumentos e das técnicas experimentais dos séculos XVII a XIX. Através de atividades de pesquisa resultará a apresentação de trabalhos escritos e apresentações orais. Esta estratégia permitirá fomentar as relações interpessoais e o trabalho em equipa. 

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo dar uma visão geral da evolução das ideias em Física nos seus aspetos fundamentais, a sua organização, bem como promover reflexões críticas sobre o desenvolvimento científico e sua conexão com o presente.

Os alunos que concluírem com êxito a unidade curricular irão:

- Adquirir uma compreensão dos aspetos fundamentais relacionados com a história da ciência e da tecnologia

- Compreender a dinâmica complexa de fatores epistemológicos e culturais que contribuem para mudanças na ciência.

- Conhecer de fontes primárias e secundárias da História da Ideias em Física

- Conhecer os diferentes meios de disseminação das ideias científicas

- Relacionar o desenvolvimento científico com os aspectos sociais e tecnológicos

- Usar recursos diversificados de História da Ciência em estratégias de ensino/aprendizagem

- Relacionar o desenvolvimento das ideias em Física com a evolução do ensino

- Tratar documentos históricos e usá-los no contexto educativo.

Estágio(s)

Não

Programa

- Génese da Ciência na Antiguidade

- Estagnação científica da idade média.

- Atitude experimental dos filósofos no século XIII.

- Teoria do impetus nos séculos XIII e XIV.

- Revolução coperniciana.

- Revolução científica de Galileu

- Ideias em Física na segunda metade do século XVII.

- Formulação de Huygens dos princípios de conservação.

- Pincípios da filosofia newtoniana.

- Difusão da ciência no século XVIII

       a. Os cursos de Física nas universidades europeias.

       b. Os fabricantes de instrumentos científicos.

- Fundamentos do eletromagnetismo no século XIX.

- Desenvolvimentos da Termodinâmica e da Ótica no século XIX.

- Descoberta dos raios X e a descoberta do eletrão.

- Mecânica Celeste e fundamentos da Astrofísica nos séculos XVIII e XIX.

- Estudos geodésicos e da variação da aceleração da gravidade.

- Novos conhecimentos sobre o geomagnetismo no século XIX.

- Desenvolvimentos da Física no início do século XX.

Docente(s) responsável(eis)

Sónia Antón Castillo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 40.0%

Bibliografia

McCain, Kevin; Kampourakis, Kostas. What is Scientific Knowledge?: An Introduction to Contemporary Epistemology of Science. Routledge, 2019.

Heilbron, J. L. The History of Physics: A Very Short Introduction. Oxford University Press. 2018.

Adams, M. P.; Biener, Z.; Feest, U.; Sullivan, J. A. Eppur si muove: Doing History and Philosophy of Science with Peter Machamer: A Collection of Essays in Honor of Peter Machamer, Springer. 2017.

Bowler, P. J.; Morus, I. R. Making Modern Science: A Historical Survey. University of Chicago Press 2010.

Jefferson Hane Weaver: The world of physics : a small library of the literature of physics from antiquity to the present : 3 vols. New York : Simon and Schuster, 1987.

Lloyd Motz and Jefferson Hane Weaver. The concepts of science : from Newton to Einstein. New York : Plenum Press, 1988.

Gerald Holton: Physics, the human adventure : from copernicus to Einstein and Beyond / Gerald Holton, Stephen G. Brush. London : Rutger University Press, 1985.