Didática da Física I

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02003243
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Física e competências associadas, necessários ao acesso ao Mestrado (50 ECTS).

Métodos de Ensino

Resolução de problemas - deteção de conceções incorretas; propostas de correção; análise da evolução conceptual ao longo dos diferentes níveis de escolaridade.
Síntese e discussão – análise crítica de fontes de informação diversas; apresentação de situações reais para discussão num trabalho colaborativo.
Investigação reflexiva – trabalhos de grupo que promovam uma atitude crítica em relação aos materiais curriculares vigentes, incluindo momentos de ponderação sobre condições existentes numa dada situação problemática e na proposta criativa de procedimentos para a sua resolução. 

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências que lhes permitam:
-Estimular nos jovens em idade escolar o prazer por aprender Física e a compreensão da importância da Física noutras ciências e na sociedade;
- Identificar e analisar criticamente diferentes teorias da aprendizagem na conceção, planeamento e concretização de práticas fundamentadas de ensino e de aprendizagem de Física;
- Desenvolver e reconhecer aptidões linguísticas científico-pedagógicas associadas a conhecimentos de Física anteriormente adquiridos, para os tornar adequados nos diferentes níveis dos Ensinos Básico e Secundário
- Estimular a autonomia individual e de trabalho cooperativo

- Promover um ambiente escolar de respeito pela diversidade cognitiva e cultural que exige a aplicação de diferentes estratégias de inclusão e oportunidades de aprendizagem enquadradas;
- Compreender os pré-requisitos necessários para a aprendizagem de conhecimento específico de Física, tendo em conta as diferentes abordagens.

Estágio(s)

Não

Programa

- Compreensão pública da ciência.
- Conhecimento científico baseado em evidências experimentais.
- Conhecimento do senso comum e o conhecimento científico.
- Ensino da Física e Literacia Científica - estratégias para o desenvolvimento da Literacia Científica.
- A Física como ciência: os conceitos e modelos da Física e a realidade.
- Preconceções em Física: origens, prevalência e eventuais modos de corrigir.
- Processo de ancoragem: a integração e a transformação dos conceitos físicos.
- Estrutura do conhecimento científico: o conhecimento factual e processual.
- O laboratório no ensino experimental e aprendizagem da Física.
- Aprendizagens significativas como base de uma educação inclusiva e para a cidadania.
- Propostas didáticas para o ensino de física: exposições e demonstrações; uso da história da física; atividades práticas,
laboratoriais e experimentais; problemas e exercícios.
- Análise didática de alguns conceitos de Física, com foco nos pré-requisitos.

Docente(s) responsável(eis)

Telma Henriques Esperança

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 40.0%

Bibliografia

de Almeida, MJ. Preparação de Professores de Física - Uma contribuição científico-pedagógica e didática. Editora Almedina, Coimbra, 2004.
Driver, R., Guesne, E. and Teberghien, A. Children's ideas in science. Open University Press, Milton Keines, 1985.
McDermott, L. Physics by Inquiry. Volume I and II. John Wiley & Sons, 1996.
Erduran, S.; Dagher, Z. R. Dagher. Reconceptualizing the Nature of Science for Science Education: Scientific Knowledge, Practices and Other Family Categories. Springer. 2014.
National Research Council. Developing Assessments for the Next Generation. Science Standards. Washington, DC: The National Academies Press. 2014.
Tang, Michael, Karunanithi, Arunprakash T. Advanced Concept Maps in STEM Education: Emerging Research and Opportunities: Emerging Research and Opportunities. IGI Global: International Academic Publisher, 2017.
Hans Ernst Fischer, Raimund Girwidz. Physics Education. Challenges in Physics Education. Springer Nature, 2022.