Didática da Física I

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02003243
Área Científica
Didáticas Específicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Física e competências associadas, necessários ao acesso ao Mestrado (50 ECTS).

Métodos de Ensino

. Apresentação de situações reais para discussão da Física envolvida; deteção de conceções incorretas; discussão, envolvimento em atividades reflexivas e propostas de correção; análise da evolução conceptual ao longo dos diferentes níveis de escolaridade; solicitação de exemplos; trabalhos para casa;

. Ligações entre as abordagens da Física em cada um dos dois ciclos de estudos;

. Resolução de problemas, por vezes numa perspetiva de avaliadores dos seus próprios alunos;

. Desenvolvimento de trabalhos de grupo e apreciação das suas potencialidades.

Resultados de Aprendizagem

Numa perspetiva de "formação base" de professores proposta por Lee Shulman, 1987, pretende-se desenvolver o conhecimento pedagógico dos conteúdos (PCK) a ensinar pelos futuros professores de Física aos alunos dos EBS. Com base nos respetivos programas, desenvolvem-se:

- competências linguísticas científico-pedagógicas de processamento de conhecimentos de Física anteriormente adquiridos, para os tornar adequados à sua lecionação nos diferentes níveis dos Ensinos Básico e Secundário;

- competências para o exercício de uma profissão reflexiva, criativa e avaliadora das consequências das atividades de ensino desenvolvidas,  percebendo as eventuais dificuldades de aprendizagem da Física pelos futuros alunos;

- competências em análise e síntese, especificamente envolvidas na resolução de problemas e na contribuição destas atividades para a aprendizagem significativa da Física;

- competências em autocrítica e autoavaliação, potenciadoras de melhores críticas e avaliações dos futuros alunos.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Introdução

A Física como ciência: os conceitos e modelos da Física e a realidade.  A linguagem da Física e a linguagem do dia-a-dia. As preconceções dos alunos, as suas possíveis origens, a sua prevalência e eventuais modos de as corrigir.

Programas dos EBS e modelos de ensino da Física: exposição de conteúdos, discussões, resolução de problemas, as aulas laboratoriais; os manuais de ensino; a avaliação dos alunos e das suas aprendizagens.

2. Abordagem pedagógica e didática dos conteúdos básicos de Física anteriormente adquiridos, mais presentes nos programas dos EBS, tendo em atenção as considerações desenvolvidas na Introdução da disciplina

A Mecânica – movimentos, interações, campos e energias de corpos reais

A Termodinâmica – calor, radiação, temperatura

Fenómenos elétricos e eletromagnéticos

Fenómenos ondulatórios.

Docente(s) responsável(eis)

Manuela Ramos Marques da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 10.0%
Resolução de problemas: 15.0%
Exame: 75.0%

Bibliografia

•de Almeida, MJ. Preparação de Professores de Física - Uma contribuição científico-pedagógica e didática. Editora Almedina, Coimbra, 2004.

•Costa, MMR and de Almeida, MJ. Fundamentos de Física. Editora Almedina, Coimbra, 2012.

•Manuais dos Ensinos Básico e Secundário.

•McDermott, L. Physics By Inquiry: volumes I e II. John Wiley & Sons, Inc, New York, 1996.

•Orientações Curriculares, Metas e Programas de Física dos Ensinos Básico e Secundário.

•Tipler, PA. Física: volumes 1, 2 e 3. LTC Editora, SA, Rio de Janeiro, 1999