Didática da Física I
1
2021-2022
02003243
Didáticas Específicas
Português
Presencial
Semestral
7.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Física e competências associadas, necessários ao acesso ao Mestrado (50 ECTS).
Métodos de Ensino
. Apresentação de situações reais para discussão da Física envolvida; deteção de conceções incorretas; discussão, envolvimento em atividades reflexivas e propostas de correção; análise da evolução conceptual ao longo dos diferentes níveis de escolaridade; solicitação de exemplos; trabalhos para casa;
. Ligações entre as abordagens da Física em cada um dos dois ciclos de estudos;
. Resolução de problemas, por vezes numa perspetiva de avaliadores dos seus próprios alunos;
. Desenvolvimento de trabalhos de grupo e apreciação das suas potencialidades.
Resultados de Aprendizagem
Numa perspetiva de "formação base" de professores proposta por Lee Shulman, 1987, pretende-se desenvolver o conhecimento pedagógico dos conteúdos (PCK) a ensinar pelos futuros professores de Física aos alunos dos EBS. Com base nos respetivos programas, desenvolvem-se:
- competências linguísticas científico-pedagógicas de processamento de conhecimentos de Física anteriormente adquiridos, para os tornar adequados à sua lecionação nos diferentes níveis dos Ensinos Básico e Secundário;
- competências para o exercício de uma profissão reflexiva, criativa e avaliadora das consequências das atividades de ensino desenvolvidas, percebendo as eventuais dificuldades de aprendizagem da Física pelos futuros alunos;
- competências em análise e síntese, especificamente envolvidas na resolução de problemas e na contribuição destas atividades para a aprendizagem significativa da Física;
- competências em autocrítica e autoavaliação, potenciadoras de melhores críticas e avaliações dos futuros alunos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Introdução
A Física como ciência: os conceitos e modelos da Física e a realidade. A linguagem da Física e a linguagem do dia-a-dia. As preconceções dos alunos, as suas possíveis origens, a sua prevalência e eventuais modos de as corrigir.
Programas dos EBS e modelos de ensino da Física: exposição de conteúdos, discussões, resolução de problemas, as aulas laboratoriais; os manuais de ensino; a avaliação dos alunos e das suas aprendizagens.
2. Abordagem pedagógica e didática dos conteúdos básicos de Física anteriormente adquiridos, mais presentes nos programas dos EBS, tendo em atenção as considerações desenvolvidas na Introdução da disciplina
A Mecânica – movimentos, interações, campos e energias de corpos reais
A Termodinâmica – calor, radiação, temperatura
Fenómenos elétricos e eletromagnéticos
Fenómenos ondulatórios.
Docente(s) responsável(eis)
Manuela Ramos Marques da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 10.0%
Resolução de problemas: 15.0%
Exame: 75.0%
Bibliografia
•de Almeida, MJ. Preparação de Professores de Física - Uma contribuição científico-pedagógica e didática. Editora Almedina, Coimbra, 2004.
•Costa, MMR and de Almeida, MJ. Fundamentos de Física. Editora Almedina, Coimbra, 2012.
•Manuais dos Ensinos Básico e Secundário.
•McDermott, L. Physics By Inquiry: volumes I e II. John Wiley & Sons, Inc, New York, 1996.
•Orientações Curriculares, Metas e Programas de Física dos Ensinos Básico e Secundário.
•Tipler, PA. Física: volumes 1, 2 e 3. LTC Editora, SA, Rio de Janeiro, 1999