Interação Humano-Computador

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02038558
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Formação equivalente a Licenciatura de acesso ao grau que está a frequentar.

Métodos de Ensino

A metodologia baseia-se em seminários que combinam apresentações teóricas de modelos, métodos e instrumentos com exercícios de aplicação prática e atividades de projeto em ambiente de estúdio. É pedida a realização autónoma de trabalhos práticos de síntese de leituras, análise crítica ou resposta a questões, e de um projecto em grupo onde o estudante exercita as técnicas, e as capacidades de comunicação e organização nelas implicadas. O projecto envolve varias etapas, com sessões de apresentação e crítica, com feedback pelos pares e docente.

Resultados de Aprendizagem

Através desta unidade curricular os estudantes ficarão a conhecer os conceitos fundamentais para compreender a interação entre humanos e sistemas computacionais. O estudante deverá:

- compreender o papel dos factores humanos na interação e interface;

- compreender e aplicar técnicas de prototipagem para investigação e ensaio de proposta de design;

- desenvolver a capacidade para conceber propostas de design de interação para contextos de uso específicos tendo em vista a optimização da experiência de interação, com base em abordagens contextuais e participativas;

- desenvolver a capacidade de avaliação de usabilidade e outras qualidades da experiência com domínio de técnicas adequadas ao contexto de projeto;

- desenvolver a capacidade de construção de interfaces inovadoras e coerentes com o propósito;

- combinar as técnicas de uma forma sistemática numa abordagem empírica ao design de interação;

- desenvolver a capacidade de aprendizagem autónoma no domínio de HCI.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Breve história da HCI. Modelos da performance humana, teoria cognitiva, teoria da atividade e da ação situada;

2. Modelação de utilizadores e tarefas; Personas; Modelação e análise de cenários;

3. Engenharia de contextos de interação pelo design de meios; Design Contextual;

4. A prototipagem e o seu papel no design de interação; Oficinas de design participativo. O conceito de trajetórias no design da experiência de uso;

5. Da usabilidade à experiência de uso: modelos e técnicas de avaliação; Técnicas de observação e análise: cognitive design walkthrough, avaliação heurística, avaliação formal de laboratório, avaliação de campo, entrevistas e questionários;

6. A estética da interação no design de interface;

7. Visualização e sonificação da informação; Elementos de design visual e sonoro;

8. Arquitecturas e técnicas de interface: da interface linguística às GUI, TUI, NUI; Adaptação do design aos dispositivos e contextos desktop, mobile, embeded, etc.

Docente(s) responsável(eis)

Licínio Gomes Roque

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

D. Norman (2002). The psychology of Everyday Things, Basic Books.

Beyer & Holtzblat (1997). Contextual Design, Morgan Kaufmann.

D. Benyon (2018). Designing Interactive Systems: A Comprehensive Guide to HCI, UX & Interaction Design.

Y. Rogers, H. Sharp, and J. Preece (2007). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction, Wiley.

B. Buxton (2007). Sketching the User Experience, Morgan Kaufmann.

Nilsen, J. (1993). Usability Engineering, Morgan Kaufmann.

Selected Papers on Design and HCI Research Topics.