Empreendedorismo e Gestão de Empresas

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02038542
Área Científica
Economia, Gestão e Ciências Sociais
Língua de Ensino
Inglês
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

A frequência das unidades curriculares de “Processos de Gestão e Inovação” e “Sistemas de Informação” é considerada uma mais valia. O estudante deve ter conhecimentos básicos de inglês. 

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico-práticas, ou seja parte das aulas serão usadas para exposição de conceitos, modelos e ferramentas de gestão de empresas; e a restante para elaboração, discussão e apresentação de trabalhos práticos.

Ao longo do semestre os alunos serão desafiados a desenvolver um modelo de negócio com base na ferramenta “Business Model Canvas”.

No final do semestre os alunos apresentarão os seus projetos pré-empresariais no formato “Elevator Pitch”.

Adicionalmente serão resolvidos estudos de caso com a participação de oradores convidados.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina visa estimular a criação de competências de empreendedorismo e de gestão.

Procura-se familiarizar os futuros profissionais com a realidade do tecido empresarial e os fundamentos teóricos da criação e gestão de PMEs.

Como objectivos gerais pretende-se:

- Sensibilizar os alunos para o empreendedorismo, sublinhando as condições para o sucesso das startups num contexto de globalização e digitalização;

- Testar e colocar em prática ferramentas de planeamento; elaboração do plano de negócio; explorar as opções de financiamento e simular a gestão futura de uma unidade de negócio/empresa.

Espera-se que os estudantes sejam capazes de desenvolver as seguintes competências:

- Capacidade de liderança e auto-motivação;

- Organização, comunicação e trabalho em equipa;

- Formular modelos de negócio através da ferramenta “Business Model Canvas”;

- Avaliar a viabilidade/rentabilidade de um negócio;

- Usar “Design Thinking” para criar novos modelos de negócios, serviços e produtos.

Estágio(s)

Não

Programa

Capítulo 1 - Empreendedorismo:

1.1 Comportamento e abordagem

1.2 Intra-empreendor e Inovação

1.3 Criatividade e técnicas de geração de ideias

1.4 Geração de modelos de negócio: Business Model Canvas

Cap. 2 - Criação de empresas:

2.1 Aspetos legais da constituição de sociedades

2.2 Contabilidade e fiscalidade

2.2 Propriedade industrial

2.3 Incubadoras de empresas e aceleradores

2.4 Casos de sucesso no ecossistema local

Cap 3 - Plano de Negócios e Gestão:

3.1 Do BMC ao negócio

3.2 Elaboração de plano de negócios

3.3 O mercado e a sua análise

3.4 Marketing-mix, marketing de serviços e produtos

3.5 Introdução à análise e gestão financeira

3.6 Financiamento: fontes, riscos e custos

3.7 Capital de Risco

Capitulo 4: Gestão da mudança

4.1 Definição e planeamento da mudança

4.2 Design Thinking e técnicas de Lean Startup como ferramentas de mudança organizacional

4.3 Usar “Human Centered Innovation" para criar novos serviços e produtos

4.4 Financiamento da inovação e I&D no contexto europeu.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Daniel da Silva Pimenta

Métodos de Avaliação

Avaliação
Assiduidade, pontualidade e participação assertiva: 10.0%
Projecto: 40.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Bibliografia Recomendada | Recommended bibliography:

-Osterwalder, ALEXANDER e Pigneur, YVES; “Business Model Generation”, Publicacoes Dom Quixote, Lda. Abril 2011

-Ries, ERIC: “The Lean Startup” Penguin Books, Oct 2011

-Hisrich, R.D., Peters, M. P. and Shepherd, D. A., Entrepreneurship, 10th Edition, McGraw-Hill, New York 2015

-Robbins, STEPHEN e Judge, TIMOTHY; “Essentials of Organizational Behavior” 9ª edição, Pearson Prentice Hall, 2008.

-Saraiva, PEDRO; “Empreendedorismo” 2ª edição, Imprensa Universidade Coimbra, 2011.

Bibliografia complementar | Complementary bibliography:

- Martins, ANTÓNIO e outros; “Manual de Gestão Financeira Empresarial”, Coimbra Editora, Agosto de 2009.

- Trott, PAIL “Innovation Management and New Product Development”, Pearson 2012

- Kumar, VIJAY “101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization”

- Ogilvie, TIM: “Designing for Growth: A Design Thinking Tool Kit for Managers” Columbia Business School Publishing 2011.