Empreendedorismo e Gestão de Empresas
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2021-2022
02038542
Economia, Gestão e Ciências Sociais
Inglês
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
A frequência das unidades curriculares de “Processos de Gestão e Inovação” e “Sistemas de Informação” é considerada uma mais valia. O estudante deve ter conhecimentos básicos de inglês.
Métodos de Ensino
As aulas serão teórico-práticas, ou seja parte das aulas serão usadas para exposição de conceitos, modelos e ferramentas de gestão de empresas; e a restante para elaboração, discussão e apresentação de trabalhos práticos.
Ao longo do semestre os alunos serão desafiados a desenvolver um modelo de negócio com base na ferramenta “Business Model Canvas”.
No final do semestre os alunos apresentarão os seus projetos pré-empresariais no formato “Elevator Pitch”.
Adicionalmente serão resolvidos estudos de caso com a participação de oradores convidados.
Resultados de Aprendizagem
Esta disciplina visa estimular a criação de competências de empreendedorismo e de gestão.
Procura-se familiarizar os futuros profissionais com a realidade do tecido empresarial e os fundamentos teóricos da criação e gestão de PMEs.
Como objectivos gerais pretende-se:
- Sensibilizar os alunos para o empreendedorismo, sublinhando as condições para o sucesso das startups num contexto de globalização e digitalização;
- Testar e colocar em prática ferramentas de planeamento; elaboração do plano de negócio; explorar as opções de financiamento e simular a gestão futura de uma unidade de negócio/empresa.
Espera-se que os estudantes sejam capazes de desenvolver as seguintes competências:
- Capacidade de liderança e auto-motivação;
- Organização, comunicação e trabalho em equipa;
- Formular modelos de negócio através da ferramenta “Business Model Canvas”;
- Avaliar a viabilidade/rentabilidade de um negócio;
- Usar “Design Thinking” para criar novos modelos de negócios, serviços e produtos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Capítulo 1 - Empreendedorismo:
1.1 Comportamento e abordagem
1.2 Intra-empreendor e Inovação
1.3 Criatividade e técnicas de geração de ideias
1.4 Geração de modelos de negócio: Business Model Canvas
Cap. 2 - Criação de empresas:
2.1 Aspetos legais da constituição de sociedades
2.2 Contabilidade e fiscalidade
2.2 Propriedade industrial
2.3 Incubadoras de empresas e aceleradores
2.4 Casos de sucesso no ecossistema local
Cap 3 - Plano de Negócios e Gestão:
3.1 Do BMC ao negócio
3.2 Elaboração de plano de negócios
3.3 O mercado e a sua análise
3.4 Marketing-mix, marketing de serviços e produtos
3.5 Introdução à análise e gestão financeira
3.6 Financiamento: fontes, riscos e custos
3.7 Capital de Risco
Capitulo 4: Gestão da mudança
4.1 Definição e planeamento da mudança
4.2 Design Thinking e técnicas de Lean Startup como ferramentas de mudança organizacional
4.3 Usar “Human Centered Innovation" para criar novos serviços e produtos
4.4 Financiamento da inovação e I&D no contexto europeu.
Docente(s) responsável(eis)
Jorge Daniel da Silva Pimenta
Métodos de Avaliação
Avaliação
Assiduidade, pontualidade e participação assertiva: 10.0%
Projecto: 40.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Bibliografia Recomendada | Recommended bibliography:
-Osterwalder, ALEXANDER e Pigneur, YVES; “Business Model Generation”, Publicacoes Dom Quixote, Lda. Abril 2011
-Ries, ERIC: “The Lean Startup” Penguin Books, Oct 2011
-Hisrich, R.D., Peters, M. P. and Shepherd, D. A., Entrepreneurship, 10th Edition, McGraw-Hill, New York 2015
-Robbins, STEPHEN e Judge, TIMOTHY; “Essentials of Organizational Behavior” 9ª edição, Pearson Prentice Hall, 2008.
-Saraiva, PEDRO; “Empreendedorismo” 2ª edição, Imprensa Universidade Coimbra, 2011.
Bibliografia complementar | Complementary bibliography:
- Martins, ANTÓNIO e outros; “Manual de Gestão Financeira Empresarial”, Coimbra Editora, Agosto de 2009.
- Trott, PAIL “Innovation Management and New Product Development”, Pearson 2012
- Kumar, VIJAY “101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization”
- Ogilvie, TIM: “Designing for Growth: A Design Thinking Tool Kit for Managers” Columbia Business School Publishing 2011.