Intervenções com Famílias em Contextos Forenses
4
2020-2021
02038520
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
1º ciclo em psicologia, preferencialmente com conhecimentos em psicologia forense e intervenção sistémica.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino combinam momentos de exposição (por parte do docente/estudantes) com a visualização de programas/análise de casos práticos. O jogo de papeis (rôle-play) será também uma estratégia usada para o treino de competências A análise critica de alguns artigos será ainda uma opção do processo de ensino-aprendizagem.
Resultados de Aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se que os/as estudantes conheçam diversas estratégias de intervenção com famílias que estejam envolvidas em contextos judiciais, nomeadamente no âmbito da promoção e proteção de crianças e jovens, da regulação das responsabilidades parentais ou da intervenção tutelar educativa.
No final da unidade curricular, espera-se que os/as estudantes saibam:
- definir o tipo de intervenção mais adequada a cada caso
- organizar o plano de intervenção e resolver dificuldades que possam surgir durante a intervenção
- analisar, criticamente, os resultados da intervenção
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Porquê, para quê, onde e como trabalhar com famílias em contextos forenses?
2. Intervenções psicoeducativas em contextos forenses
2.1. Educação parental em situações de elevado conflito e com processo judicial ou não judicial
2.2. Grupos psicoeducativos com familiares de vítimas, de agressores ou de crianças e jovens em acolhimento residencial
3. Resolução alternativa de conflitos em situações de disputa parental - mediação familiar
4. Intervenções multisistémicas em contextos forenses
4.1. Terapia multissistémica com famílias de jovens delinquentes
4.2. Terapia Familiar Comunitária com famílias com crianças e jovens em risco ou perigo
4.3. Terapia multifamiliar com crianças ou jovens em acolhimento residencial
5. Casos práticos para análise e discussão de propostas de intervenção e simulação de intervenções para treino de competências clínicas.
Docente(s) responsável(eis)
Madalena Moutinho Alarcão Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Oral: 10.0%
Mini Testes: 40.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
- Farinha, A., & Lavadinho, C. (1997). Mediação Familiar e responsabilidades parentais. Coimbra: Almedina, 1997.
- Henggeller, S., & Schaeffer, C. (2016). Multisystemic therapy: Clinical overview, outcomes, and implementation research. Family Process, 55, 514-528.
- Kuehnle, K. & Drozd, L. (Eds.) (2012). Parenting plan evaluations: Applied research for the family court. New York: Oxford University Press.
- Rojano, R. (2004). The practice of community family therapy. Fam. Ther., 43, 1, 59-77.
- van der Stouwe, T., Asscher, J., Stams, G., Dekovic, M., & van der Laan (2014). The effectiveness of multisystemic therapy: A meta-analysis. Clinical Psychology Review, 34(6), 468-481.
- Taylor, A. (2010). The handbook of family dispute resolution: Mediation theory and practice. São Francisco: Jossey-Bas.