Intervenções com Famílias em Contextos Forenses

Ano
4
Ano lectivo
2020-2021
Código
02038520
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

1º ciclo em psicologia, preferencialmente com conhecimentos em psicologia forense e intervenção sistémica.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino combinam momentos de exposição (por parte do docente/estudantes) com a visualização de programas/análise de casos práticos. O jogo de papeis (rôle-play) será também uma estratégia usada para o treino de competências A análise critica de alguns artigos será ainda uma opção do processo de ensino-aprendizagem.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que os/as estudantes conheçam diversas estratégias de intervenção com famílias que estejam envolvidas em contextos judiciais, nomeadamente no âmbito da promoção e proteção de crianças e jovens, da regulação das responsabilidades parentais ou da intervenção tutelar educativa.

No final da unidade curricular, espera-se que os/as estudantes saibam:

- definir o tipo de intervenção mais adequada a cada caso

- organizar o plano de intervenção e resolver dificuldades que possam surgir durante a intervenção

- analisar, criticamente, os resultados da intervenção  

Estágio(s)

Não

Programa

1. Porquê, para quê, onde e como trabalhar com famílias em contextos forenses?

2. Intervenções psicoeducativas em contextos forenses

2.1. Educação parental em situações de elevado conflito e com processo judicial ou não judicial

2.2. Grupos psicoeducativos com familiares de vítimas, de agressores ou de crianças e jovens em acolhimento residencial

3. Resolução alternativa de conflitos em situações de disputa parental - mediação familiar

4. Intervenções multisistémicas em contextos forenses

4.1. Terapia multissistémica com famílias de jovens delinquentes

4.2. Terapia Familiar Comunitária com famílias com crianças e jovens em risco ou perigo

4.3. Terapia multifamiliar com crianças ou jovens em acolhimento residencial

5. Casos práticos para análise e discussão de propostas de intervenção e simulação de intervenções para treino de competências clínicas.

Docente(s) responsável(eis)

Madalena Moutinho Alarcão Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Oral: 10.0%
Mini Testes: 40.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

- Farinha, A., & Lavadinho, C. (1997). Mediação Familiar e responsabilidades parentais. Coimbra: Almedina, 1997.

- Henggeller, S., & Schaeffer, C. (2016). Multisystemic therapy: Clinical overview, outcomes, and implementation research. Family Process, 55, 514-528.

- Kuehnle, K. & Drozd, L. (Eds.) (2012). Parenting plan evaluations: Applied research for the family court. New York: Oxford University Press.

- Rojano, R. (2004). The practice of community family therapy. Fam. Ther., 43, 1, 59-77.

- van der Stouwe, T., Asscher, J., Stams, G., Dekovic, M., & van der Laan (2014). The effectiveness of multisystemic therapy: A meta-analysis. Clinical Psychology Review, 34(6), 468-481.

- Taylor, A. (2010). The handbook of family dispute resolution: Mediation theory and practice. São Francisco: Jossey-Bas.