Inovação e Empreendedorismo em Saúde
1
2024-2025
03020673
Ciências da Saúde
Inglês
B-learning
Semestral
5.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Inglês fluente.
Métodos de Ensino
A unidade curricular baseia-se em metodologias de auto-aprendizagem com base na leitura crítica e discussão de publicações científicas, desenvolvimento de ideias e conceitos subjacentes ao desenho de propostas de negócio, em ensino participativo e de design thinking, bem como em competição de ideias.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular centram-se na oferta internacional de cursos e estágios formativos na área da inovação e empreendedorismo em saúde e abrem a oferta formativa a estudantes de programas de doutoramento da Universidade de Coimbra e de outras universidades e de escolas europeias de doutoramento em rede. A unidade curricular deve capacitar os alunos com noções estruturantes de inovação e empreendedorismo em saúde fornecendo uma oferta formativa em rede internacional de docentes, investigadores, gestores e empreendedores. No final da unidade curricular, os estudantes deverão demonstrar ter adquirido capacidades de aquisição, compreensão e aplicação de matérias estruturantes do domínio da inovação e empreendedorismo em saúde, incluindo: 1- Competências em empreendedorismo; 2- Competências em criatividade; 3- Competências em inovação; 4- Competências em liderança.
Estágio(s)
NãoPrograma
O programa da unidade curricular será adaptado anualmente ao perfil dos alunos que se candidatam à oferta formativa em rede com que colabora a Universidade de Coimbra. O enquadramento científico da unidade curricular inclui inovação e empreendedorismo em saúde que cruzam aspetos de criatividade; desenho de projecto; comunicação; liderança; sustentabilidade; protecção de propriedade intelectual; entre outros. O programa incluirá atividades letivas remotas e presenciais com duração de duas semanas e 40 horas de contato. A metodologia de ensino e aprendizagem inclui trabalho colaborativo, design thinking, competição de ideias, elaboração de planos de negócios, comunicação.
Docente(s) responsável(eis)
João José Oliveira Malva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 10.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 30.0%
Exame: 30.0%
Bibliografia
A bibliografia será adaptada ao conteúdo programático anual da unidade curricular.