Literatura, Media e Filosofia: Desafios Interdisciplinares e Contemporâneos

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02038514
Área Científica
Filosofia
Língua de Ensino
Francês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposições teóricas apoiadas por PowerPoint. Discussão de textos e apresentação de papers pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

1. Domínio das noções de estranho estrangeiro, alteridade, feminismo e escritura-mulher, diálogo das culturas e das religiões a partir de textos de escritores franceses e magrebinos dos séculos XX e XXI.

2. Capacidade de discutir as diferentes perspetivas teóricas sobre a Globalização e o papel dos Media neste processo. Com esse objetivo central apresentam-se: a. As principais perspectivas históricas sobre a Globalização; b. Teorias e conceitos estruturantes da Globalização; c. Os Meios de Comunicação como ferramentas e instrumentos  da Globalização; d. Os Media como simbologia dominadora e/ou emancipatória na Globalização. O seminário visa oferecer um conjunto de conhecimentos teóricos e conceptuais que permitam aos alunos interpretar criticamente os fenómenos da Globalização e o papel dos Media, a nível local, regional e mundial.

3. Domínio de conceitos sobre aspetos centrais da arte contemporânea, segundo a perspetiva do corpo, do lugar e da performance. 

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo I

1. O estranho estrangeiro: Camus e Daoud

2. A mulher e a escrita: Duras, Fellous e Djebar

3. A religião e o outro: Houellebecq

Módulo II

1. Da mundialização à Globalização

a. A grande viagem e as "Descobertas"

b. Superioridade tecnológica e política da Europa

c. Os meios de comunicação

2. Teorias e conceitos da globalização

a. Cosmopolitismo e hegemonia ocidental

b. O reforço das identidades e dos nacionalismos

c. O mundo é uma "aldeia" global"

3. É possível uma outra globalização?

Módulo III

Arte contemporânea:

1. O contemporâneo da arte contemporânea: legitimidade, critérios, limites

2. Trabalhar o corpo: a performance; o corpo percetivo; corpos ausentes; os monstros; o cyborg

3. O espaço da obra de arte e o espaço enquanto arte: o lugar específico; a paisagem, as ruínas e os espaços de horror.

Docente(s) responsável(eis)

Diogo Falcão Ferrer

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

I

BOURDIEU 1998. La domination masculine. Paris [=Pr]].

CHEBEL 2015. L’inconscient de l’Islam. Pr.

LEBBAR 2014. Femmes et religions. Casablanca.

SAID 2014. Des intellectuels et du pouvoir. Casablanca.

TODOROV 2008. La peur des barbares. Pr.

II

CASTELLS 1996/2000.The Information Age, Vols. 1, 3. Oxford.  

DAVIS/FERIN-CUNHA et al. 2016. The Construction of a Transnational Lusophone Media Space. The Intern. Journal of Media and Culture, 14 (2016), 4.

HAFEZ 2007. The Myth of Media Globalization. Cambridge. 

HERMANN/MCCHESNEY 1997. The Global Media: The New Missionaries of Global Capitalism. London.

MATTELART 1994.  L’Invention de la communication. Pr.

III

JONES 2006. A Companion to Contemporary Art since 1945, London.

KIVY 2004 (org.). The Blackwell Guide to Aesthetics, London.

MERLEAU-PONTY 1948, “Le doute de Cézanne”, in Caderno de Filosofias, A.P.F. (1994), pp.7-33.

MALPAS 2004. Place and Experience, Cambridge.