Literatura, Media e Filosofia: Desafios Interdisciplinares e Contemporâneos
1
2019-2020
02038514
Filosofia
Francês
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposições teóricas apoiadas por PowerPoint. Discussão de textos e apresentação de papers pelos alunos.
Resultados de Aprendizagem
1. Domínio das noções de estranho estrangeiro, alteridade, feminismo e escritura-mulher, diálogo das culturas e das religiões a partir de textos de escritores franceses e magrebinos dos séculos XX e XXI.
2. Capacidade de discutir as diferentes perspetivas teóricas sobre a Globalização e o papel dos Media neste processo. Com esse objetivo central apresentam-se: a. As principais perspectivas históricas sobre a Globalização; b. Teorias e conceitos estruturantes da Globalização; c. Os Meios de Comunicação como ferramentas e instrumentos da Globalização; d. Os Media como simbologia dominadora e/ou emancipatória na Globalização. O seminário visa oferecer um conjunto de conhecimentos teóricos e conceptuais que permitam aos alunos interpretar criticamente os fenómenos da Globalização e o papel dos Media, a nível local, regional e mundial.
3. Domínio de conceitos sobre aspetos centrais da arte contemporânea, segundo a perspetiva do corpo, do lugar e da performance.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I
1. O estranho estrangeiro: Camus e Daoud
2. A mulher e a escrita: Duras, Fellous e Djebar
3. A religião e o outro: Houellebecq
Módulo II
1. Da mundialização à Globalização
a. A grande viagem e as "Descobertas"
b. Superioridade tecnológica e política da Europa
c. Os meios de comunicação
2. Teorias e conceitos da globalização
a. Cosmopolitismo e hegemonia ocidental
b. O reforço das identidades e dos nacionalismos
c. O mundo é uma "aldeia" global"
3. É possível uma outra globalização?
Módulo III
Arte contemporânea:
1. O contemporâneo da arte contemporânea: legitimidade, critérios, limites
2. Trabalhar o corpo: a performance; o corpo percetivo; corpos ausentes; os monstros; o cyborg
3. O espaço da obra de arte e o espaço enquanto arte: o lugar específico; a paisagem, as ruínas e os espaços de horror.
Docente(s) responsável(eis)
Diogo Falcão Ferrer
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%
Bibliografia
I
BOURDIEU 1998. La domination masculine. Paris [=Pr]].
CHEBEL 2015. L’inconscient de l’Islam. Pr.
LEBBAR 2014. Femmes et religions. Casablanca.
SAID 2014. Des intellectuels et du pouvoir. Casablanca.
TODOROV 2008. La peur des barbares. Pr.
II
CASTELLS 1996/2000.The Information Age, Vols. 1, 3. Oxford.
DAVIS/FERIN-CUNHA et al. 2016. The Construction of a Transnational Lusophone Media Space. The Intern. Journal of Media and Culture, 14 (2016), 4.
HAFEZ 2007. The Myth of Media Globalization. Cambridge.
HERMANN/MCCHESNEY 1997. The Global Media: The New Missionaries of Global Capitalism. London.
MATTELART 1994. L’Invention de la communication. Pr.
III
JONES 2006. A Companion to Contemporary Art since 1945, London.
KIVY 2004 (org.). The Blackwell Guide to Aesthetics, London.
MERLEAU-PONTY 1948, “Le doute de Cézanne”, in Caderno de Filosofias, A.P.F. (1994), pp.7-33.
MALPAS 2004. Place and Experience, Cambridge.