Tecnologia avançada do aço, soldadura, fadiga e rotura frágil

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03020651
Área Científica
Mecânica Estrutural
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Os pré-requisitos desta disciplina são os correspondentes à candidatura ao curso de Doutoramento em  CMM.

Métodos de Ensino

As aulas decorrem em regime teórico-prático. Nas primeiras aulas são apresentados os conceitos e as tecnologias associadas aos conceitos. Nas aulas subsequentes são detalhados aspectos das tecnologias e realizados exercícios de aplicação em sala ou laboratório. Os alunos têm uma participação activa em todo o processo formativo, sendo solicitados para apresentar as soluções encontradas para os problemas propostos. São também solicitados a apresentar e analisar os problemas industriais das suas empresas. A avaliação é feita atravez de exame escrito: 100%.

Resultados de Aprendizagem

Transmitir o conhecimento considerado base na área dos materiais metálicos e da produção de estruturas pelas tecnologias de soldadura. Abordar os fundamentos e a normalização dos materiais metálicos de utilização corrente na construção de estruturas metálicas Apresentar as principais tecnologias de soldadura por fusão e no estado sólido, assim como as tecnologias de brasagem, e os critérios de selecção e aplicação dessas tecnologias. Introduzir os principais conceitos da mecânica da fractura necessários à selecção de materiais e ao dimensionamento de estruturas. Apresentar os fundamentos do comportamento à fadiga de materiais e estruturas soldadas. Pretende-se o desenvolvimento de competências instrumentais (comunicação oral e escrita e capacidade para resolver problemas), pessoais (raciocínio crítico) e sistémicas (aplicar na prática os conhecimentos teóricos e desenvolvimento de autocrítica e auto-avaliação), essenciais para a resolução de problemas de engenharia nesta área.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução; Aços de construção metálica (aspectos metalúrgicos, aspectos tecnológicos, aços ao carbono, aços inoxidáveis, normalização); Ligas de alumínio de construção metálica (aspectos metalúrgicos, aspectos tecnológicos, normalização); Tecnologias de soldadura (introdução, processos de soldadura, processos de corte); Metalurgia da soldadura (caracterização da junta soldada, fissuração, propriedades mecânicas, tensões residuais); Fractura de juntas soldadas (conceitos de tenacidade, introdução à mecânica da fractura, métodos de avaliação); Fadiga de juntas soldadas (conceitos de fadiga, comportamento à fadiga de juntas soldadas, incremento da resistência à fadiga); Qualidade de estruturas soldadas (defeitos de soldadura, testes destrutivos, testes não destrutivos, normas).

Docente(s) responsável(eis)

Dulce Maria Esteves Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

i) A. Loureiro, Notas de Tecnologia dos Processos de Ligação, Universidade de Coimbra, 2010.

ii) William F. Smith, Principles of Materials Science and Engineering, McGraw-Hill, Inc.

iii) J.F.O. Santos e L. Quintino, Processos de Soldadura, Edições ISQ.

iv) Carlos A. G. Moura Branco, Mecânica dos materiais; Fundação Calouste Gulbenkian.

v) C. Moura Branco, A. Augusto Fernandes, Paulo M. S. Tavares de Castro, Fadiga de Estruturas Soldadas, Fundação Calouste Gulbenkian.

vi) EN 1090:2009.

vii) NP EN 1993:2010.