Arquitetura Portuguesa do Século XX

Ano
5
Ano lectivo
2023-2024
Código
02038490
Área Científica
Arquitetura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos.

Métodos de Ensino

A unidade curricular será lecionada em aulas teóricas e teórico-práticas.

As aulas teóricas seguem um modelo essencialmente expositivo, com recurso à projeção de imagens, e cumprem a função de apresentar o programa anunciado.

As aulas teórico-práticas decorrem sob a forma de debate coletivo e têm por objetivo discutir os temas desenvolvidos nos Trabalhos de Síntese, obrigatórios para a avaliação.

Resultados de Aprendizagem

Um dos principais objetivos da unidade curricular é a criação de uma consciência crítica sobre o atual contexto cultural da Arquitetura Portuguesa, que tem a sua raiz histórica mais profunda no pensamento produzido durante o século XX.

Nas últimas décadas, a Arquitetura Portuguesa tem conquistado um grande reconhecimento da crítica internacional, e esse reconhecimento desperta nos alunos uma enorme curiosidade ao longo de todo o Ciclo de Estudos.

Além disso, é inevitável constatar que a recuperação de edifícios pré-existentes, e a sua reabilitação para o uso contemporâneo, é um dos principais temas da produção arquitetónica atual. Naturalmente, uma grande parte dos edifícios potencialmente sujeitos a essas intervenções foram construídos ao longo do século XX, e o conhecimento do contexto histórico em que foram originalmente projetados é fundamental para uma intervenção consciente, culta e qualificada.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa da unidade curricular baseia-se na análise de alguns casos de estudo concretos – obras e autores – e de alguns temas cruciais para o entendimento das transformações culturais ocorridas ao longo do século, tendo como referência permanente a Arquitetura Moderna.

A exposição do programa segue um desenvolvimento essencialmente cronológico, e organiza-se de acordo com uma estrutura que pode ser dividida em quatro módulos.

Frágil Modernidade – As 3 primeiras décadas do século XX, e a 1ª Geração de Arquitetos Modernos em Portugal.

A Afirmação da Arquitetura Moderna – Anos 40 e 50, e a 2ª Geração da Arquitetura Moderna Portuguesa.

A Crítica ao Movimento Moderno – Décadas de 1960 e 1970.

Anos 80 / Anos 90 – Arquitetura Portuguesa Contemporânea, porque a maioria dos protagonistas desse período está ainda em atividade.

Serão analisados casos internacionais sempre que isso seja importante para contextualizar a produção da Arquitetura Portuguesa.

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Carlos Pedroso de Moura Correia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação oral do Trabalho de Síntese : 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%

Bibliografia

Almeida, Pedro Vieira; “A Arquitetura Moderna em Portugal”, “História da Arte em Portugal”, Volume 14, Edição Alfa, Lisboa, 1986

Bandeirinha, José António; “O Processo SAAL e a Arquitetura do 25 de Abril de 1974”, Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2007

Figueira, Jorge; “A Periferia perfeita – Pós-modernidade na Arquitetura Portuguesa, anos 60 / anos 80”, Caleidoscópio, Casal de Cambra, 2014

França, José-Augusto; “A Arte em Portugal no século XX (1911-1961)”, Editora Bertrand, Lisboa, 1974

Grande, Nuno; “Arquiteturas da Cultura – Política, debate, espaço”, Dissertação de Doutoramento, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2009

Portas, Nuno; “A evolução da Arquitetura Moderna em Portugal – Uma interpretação”, “História da Arquitetura Moderna”, de Bruno Zevi, Volume II, Editora Arcádia, Lisboa 1973/78, pp. 687-744


Fernandez, Sergio; “Percurso – Arquitetura Portuguesa 1930-1974”, Edição da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Porto, 1988.