Do projeto à obra - do licenciamento camarário à preparação da execução da obra

Ano
5
Ano lectivo
2023-2024
Código
02038473
Área Científica
Arquitetura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não há pré-requisitos.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas servirão para apresentar e analisar exemplos concretos das fases de licenciamento e projeto de execução e cadernos de encargos.

Os estudantes deverão escolher um projeto concreto e produzir as peças necessárias às respetivas fases estudadas. 

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende através de exemplos concretos apresentar os procedimentos técnicos necessários à preparação de um projeto base (licenciamento) e a organização de um projeto de execução e caderno de encargos com vista à execução da obra.

O estudante deverá ser capaz de organizar e elaborar as peças constituintes de um processo de licenciamento, de acordo com o caso de estudo escolhido. Deverá ainda ser capaz de criar uma estrutura das peças constituintes de um projeto de execução, e respetivo caderno de encargos, dando maior enfoque às medições e quantidades de trabalhos. 

Estágio(s)

Não

Programa

Apresentação de alguns exemplos que permitam ao estudante perceber os diversos instrumentos legislativos e de ordenamento do território implicados num projeto de licenciamento.

Apresentação e enquadramento de alguns exemplos de projetos de execução, respetivos cadernos de encargos, mapas de medições e quantidades, de modo a que o estudante consiga identificar a estrutura que os define.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 100.0%

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 555/99 e posteriores retificações / Decree-Law No. 555/99 and subsequent amendments.