Manutenção e Reabilitação de Fachadas e Coberturas

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03020591
Área Científica
Construções
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos consolidados de materiais de construção, física das construções e tecnologia das construções.

Métodos de Ensino

Modelo de ensino fundamentalmente teórico-prático, conciliando, de forma equilibrada, exposições teóricas, apresentação e discussão de casos práticos em todos os temas a abordar, desafios de participação crítica intensa por parte dos alunos (incluindo o desenvolvimento de mini-projetos) e, ainda, o contacto com entidades e projetos exteriores relevantes, quer através de palestrantes convidados, quer através de visitas.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante adquira um conjunto de conhecimentos que lhe permitam tomar decisões técnicas, metodológicas e estratégicas, devidamente fundamentadas, no contexto de avaliação do estado de conservação e desempenho específico e global da envolvente exterior (fachadas e coberturas) de edifícios modernos, bem como do projeto de reabilitação correspondente. É fundamental que o estudante adquira conhecimentos sólidos no domínio da comparação de soluções e materiais e da sua adequação a casos concretos, com níveis de complexidade diversa, para que possa ter um papel decisivo no aconselhamento crítico e fundamentado das soluções propostas pelo mercado, quer numa perspetiva local, quer internaciona O estudante deve ainda familiarizar-se com as metodolgias de investigação associadas a esta temática, sobretudo no domínio experimental, quer no laboratório, quer in loco, bem como com os desafios eemergentes do setor.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à patologia não estrutural

2. Metodologias avançadas de inspecção e diagnóstico

2. Fissuração de paredes de alvenaria (manifestação, causas, diagnóstico, prevenção e reparação)(*)

3. Humidade em paredes (*)

4. Envelhecimento e degradação natural de revestimentos

5. Técnicas e materiais para revestimentos corretivos

6. Patologia e reabilitação de coberturas inclinadas (*)

7. Patologia e Reabilitação de coberturas planas (*)

8. Patologia e reabilitação de elementos singulares da envolvente (*)

9. Estratégias de manutenção da envolvente exterior de edificios.

Docente(s) responsável(eis)

José António Raimundo Mendes da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

AA-ZZ, “Cadernos de apoio ao ensino da tecnologia da construção e da reabilitação de anomalias não estruturais em edifícios”, Vol.  1-17, coord, edit. J. Mendes da Silva, DEC-FCTUC, Coimbra, 2008-2009.

Abrantes, V., Silva, J. Mendes, “Método simplificado de diagnóstico de anomalias em edifícios”, Livros d’Obra #1, Edições Gequaltec, FEUP, 2012, Porto. Português/English)

Silva, J. Mendes; Abrantes, V., “Reabilitação de paredes fissuradas”, Livros d’Obra #1, Edições Gequaltec, FEUP, 2013, Porto. (Português/English)

Hipólito Sousa et al, "Defects in Masonry Walls - Guidance on Cracking: Identification, Prevention and Repair”, Publication 403, CIB, FEUP e LFC (UP), 2013. ISBN 978-90-6363-090-4

Vasco Freitas et al, “CIB W086 State-of-the-Art Report – Building Pathology”, Publication 393, CIB, FEUP e LFC (UP), 2013. ISBN: 978-90-6363-082-9