Física e Tecnologia do Vácuo

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
02003077
Área Científica
Física Aplicada Tecnológica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O ensino teórico é expositivo, recorrendo-se à escrita no quadro dos diagramas ou desenhos e formalismo matemático em questão. Sempre que possível recorrer à apresentação de exemplos teórico-práticos para maior objectividade e melhor aprendizagem por parte dos alunos.

As aulas práticas são demonstrativas e servem para os alunos tomarem contacto com a operação de diferentes sistemas de vácuo. Os alunos vão operar autonomamente os sistemas de vácuo tendo sempre antes uma pequena discussão sobre os objetivos do  trabalho, o procedimento a seguir e os resultados esperados.

Resultados de Aprendizagem

Com esta disciplina pretende-se transmitir aos estudantes conhecimentos de natureza geral em física e tecnologia do vácuo e permitir um primeiro contacto e experiência com diferentes sistemas de vácuo, a fim de que os estudantes possam, no futuro, utilizar, adquirir, montar ou efetuar a manutenção possível daqueles sistemas. Mais do que fornecer uma formação pormenorizada sobre os processos físicos fundamentais envolvidos, pretende-se contribuir para uma formação essencialmente prática e tecnológica na operação e seleção dos diferentes equipamentos de vácuo e na identificação das limitações que podem ser encontradas em cada sistema.

Estágio(s)

Não

Programa

Parte I – Princípios fundamentais da física e tecnologia do vácuo

1. Introdução.

2. Propriedades dos gases.

3. Sistema de vácuo fundamental.

4. Sistema de vácuo real.

Parte II – Produção e medição de vácuo

5. Produção de vácuo.

6. Medição de vácuo.

7. Detecção de fugas.

8. Analisadores de gases residuais/espectrómetros de massa.

9. Análise comparativa dos custos de um sistema de vácuo.

Parte III – Formação prática

10. Produção de vácuo.

11. Medição de vácuo.

12. Trabalhos práticos com apresentação de relatório.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Manuel Panchorrinha Fernandes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

A Users Guide to Vacuum Technology, J.F. OHanlon (IBM Thomas J. Watson Research Center), Wiley-Interscience publication, John Wiley & Sons, Inc., New York, 1980, ISBN 0-471-01624-1.

Tecnologia do Vácuo, A.M.C. Moutinho, M.E.F. Silva e M. Áurea Cunha, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Lisboa, 1980.

Ultrahigh Vacuum Practice, G.F. Weston (Philips Research Laboratories), Butterworths & Co., London, 1985, ISBN: 0408014857.