Robótica produtiva para aplicações em fábricas inteligentes

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02038361
Área Científica
Fabricação Inteligente
Língua de Ensino
Inglês
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas serão divididas em módulos, que incluem seminários realizados por especialistas convidados, sendo a coordenação realizada pelo docente responsável. O objetivo é garantir uma formação de alta qualidade, dada pelos melhores especialistas em cada um dos temas, com a coordenação necessária para se atingir os objetivos definidos. O docente responsável terá também a tarefa de definir os projetos a realizar pelos alunos e garantir o acompanhamento da prossecução do trabalho.

Resultados de Aprendizagem

O cenário de produção evoluiu do cenário de colaboração, onde operadores e máquinas devem cooperar para alcançar um objetivo comum, para cenários híper-flexíveis - onde a agilidade é uma questão-chave - que visam introduzir capacidades cognitivas na indústria de fabrico de componentes. Neste contexto, o objetivo é fornecer competências em aspetos como programação, dispositivos para HMI, programação de alto nível e utilização dos atuais recursos de engenharia, nomeadamente a capacidade de programação das células robóticas de forma simples e natural, podendo simplesmente dizer-lhes, ou mostrar-lhes, o que queremos que elas façam. Para além disso, é importante que algumas tecnologias recentes sejam enquadradas e exploradas de forma a que se possam generalizar. Esta disciplina dará especial atenção a sistemas de produção que combinem tecnologias aditivas com tecnologias subtrativas, pois são um bom exemplo do tipo de abordagem acima definido.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceitos fundamentais de Robótica Industrial (adaptado ao tipo de alunos);

2. Arquiteturas e ambientes de programação;

3. Ambientes CAD;

4. Mecanismos de HLP – High Level Programming;

5. Interfaces homem-máquina: exemplos, dispositivos disponíveis e utilização;

6. Exemplos de sistemas avançados: por exemplo, sistemas usados em manufatura aditiva;

7. Realização de um projeto final em que se utilizem os conceitos desenvolvidos na disciplina.

Docente(s) responsável(eis)

Amílcar Lopes Ramalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Para cada tópico abordado na unidade curricular será fornecida aos alunos uma lista actualizada de referências bibliográficas relevantes e adequadas ao perfil do aluno. | For each topic addressed in the course students will be provided with an updated list of adequate and relevant bibliographic references.